Histórias que fazem a imaginação voar
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
Ana Paula Nascimento <br> Reportagem Local 
Pela primeira vez em Londrina, o consagrado grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias faz duas apresentações hoje, no Teatro Zaqueu de Melo, dentro da programação do 2º Encontro de Contadores de Histórias de Londrina, que acontece até o dia 21 de agosto. Às 15 horas tem a apresentação do espetáculo ''Bicho do Mato'', que reúne contos populares de origem brasileira em que os bichos são protagonistas, além de intercalar as histórias com jogos percussivos corporais. Às 20 horas é a vez de ''Pé-de-moleque pede palavra'', espetáculo de contações com histórias de origens diversas. Os espetáculos, que são gratuitos, duram em média 50 minutos. Depois de Londrina, o grupo segue no dia 22 para turnê de uma semana no Peru. O grupo já se apresentou na Argentina, Chile, Espanha, México, Nicarágua e Portugal.
Formado há 14 anos, o grupo atualmente é composto por sete integrantes com formação na área teatral, sendo dois peruanos. As apresentações em Londrina serão conduzidas pelos atores Warley Goulart, que também é responsável pela direção, e Edison Nego, que é peruano. ''Temos um repertório vasto de histórias, das mais diferentes origens e em mais de uma década de atuação o público infantil tem sido o nosso foco mais frequente'', comenta Goulart.
Utilizando os mais variados elementos cênicos que servem de suporte para auxiliar no processo de contação, como tapetes artesanais de patchwork com volume confeccionados pelos atores do grupo e até por artesãos da França, assim como objetos tridimensionais feitos de tecido, velcro e espuma, o grupo tem conseguido encantar as crianças daqui e do exterior.
''As pessoas costumam brincar que somos 'hipnotizadores' de crianças porque elas costumam ficar muito atentas e calmas durante as nossas contações, prestando atenção em todo o processo'', destaca Goulart. ''É interessante isso, pois normalmente as pessoas pensam que trabalhos dirigidos a crianças precisam sempre ser rápidos, dinâmicos e interativos, e deixam de valorizar a importância do silêncio para uma escuta de qualidade'', acrescenta.
Com especialização em literatura infantojuventil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Goulart ressalta o potencial das histórias para a formação de valores na infância. ''Mesmo quando os animais são os personagens, as crianças sabem que estamos falando de experiências humanas e conseguem se colocar naquela situação, que normalmente aborda um problema, uma situação de conflito'', avalia.
''Somos seres narrativos; transformamos nossas experiências em textos e contextos. Contar histórias é algo coletivo, que depende do olho no olho, de uma comunicação direta, que nesses tempos de tanta tecnologia parece que está se perdendo'', conclui. A programação completa do evento pode ser conferida no site www.encontrodecontadores.blogspot.com.
Serviço
- Os Tapetes Contadores de Histórias, grupo do Rio de Janeiro
Bicho do Mato
Quando - Hoje, às 15
Onde - Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413)
Quanto - Gratuito
Pé-de -moleque pede palavra
Quando - Hoje, às 20h
Onde - Teatro Zaqueu de Melo (Av. Ri de Janeiro, 413)
Quanto - Gratuito
Palestra ''Histórias Africanas - Narrativas da Diáspora'', com a professora Elena Maria Andrei
Quando - Hoje, às 9h e 13h30
Onde - Salão Social do Sesc
Quanto - Gratuito
* Os ingressos começam a ser distribuídos com 1 hora de antecedência das apresentações


