Dançar histórias. Transformar o oral em manifestação física e artística, essa é a ideia do projeto “Dançadoras de Histórias” da Cia de Dança paulista Ouvindo Passos, que teve sua primeira transmissão ao vivo no domingo (2), pelo facebook da companhia. Este trabalho também faz parte da iniciativa “Arte Como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência”, do Itaú Cultural.

O projeto é um desdobramento da linha de trabalho que o grupo já desenvolve e que atualmente conta com dois espetáculos, o “Sobre Glúteos, Cadeiras e Histórias” e “Conhece-te-a-ti-mesmo”, ambos buscam valorizar a oralidade, a ancestralidade e estudar a gestualidade que as acompanha.

Em “Dançadoras de Histórias” a companhia explora as potencialidades dos relatos de duas mulheres negras: Angelina Camilo, integrante do grupo Pretas Bás e co-diretora do Espaço Cultural Adebankê; e Beth Castro, palhaça, narradora e arte-educadora.

“Nosso desafio é transformar essas histórias em outras. São histórias que dançam, que se cruzam com as nossas experiências de vida, com o nosso modo de dançar e ouvir. Não é uma preocupação de reproduzi-las, mas deixá-las nos conduzir”, comenta a pesquisadora e dançarina da Cia Ouvindo Passos, Paula Salles.

.
. | Foto: Dalila Cruz/ Divulgação

Além de Paula Salles, a também pesquisadora e dançarina Deise de Brito e a dançarina Jô Pereira, completam a formação atual da Ouvindo Passos. “Dançadoras de Histórias” representa bem os interesses artísticos do trio. “Explorar as manifestações culturais negras por meio das histórias, tem sido um ponto de interesse da Ouvindo Passos – adentrando no universo das suas gestualidades como possibilidade de esmiuçar o corpo como território de conexões e sentidos”, explica Deise de Brito.

Além das lives com as composições dançadas das artistas, o público também tem acesso aos depoimentos usados na construção das apresentações. Tudo salvo gratuitamente no Facebook e Instagram da companhia.

SERVIÇO

“Dançadoras de Histórias” Cia Ouvindo Passos

Data da próxima transmissão ao vivo: 12 de agosto, às 18 horas

Plataforma: perfil da Ouvindo Passos Cia de Dança, no Facebook

https://www.facebook.com/ouvindopassos

Classificação: Livre

Supervisão: Célia Musilli

Editora da Folha 2