Histórias populares: quando os fracos vencem os mais fortes
Obra infantil da escritora inglesa Margaret Mayo reconta histórias de tradição popular de diversas culturas e diferentes regiões do mundo
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 05 de novembro de 2024
Obra infantil da escritora inglesa Margaret Mayo reconta histórias de tradição popular de diversas culturas e diferentes regiões do mundo
Marcos Losnak/ Especial para a Folha
A literatura infantil está repleta de histórias de bichos. Nos mais variados povos do mundo, sempre há inúmeros contos protagonizados por animais. Algumas dessas histórias estão reunidas em “Como Contar Crocodilos”, livro infantil repleto de macacos, leões, corujas, tartarugas, coiotes, águias, crocodilos, ursos, gatos, hipopótamos, raposas, cavalos, corvos, lobos, tigres, ratos, camelos e muitos passarinhos.
Obra da escritora inglesa Margaret Mayo, reconta histórias de tradição popular de diversas culturas e diferentes regiões do mundo. Publicada pela editora Companhia das Letrinhas com ilustrações de Emily Bolam, o livro reúne oito contos que conferem características humanas aos bichos.
O conto que dá título ao livro, “Como Contar Crocodilos”, originário da Indonésia, narra a história de um macaco que utiliza a inteligência e a esperteza para matar a fome. Caminhando pelas margens de um rio, enxerga do outro lado das águas uma mangueira carregada de frutas maduras.
O problema reside no fato do rio ser povoado por crocodilos. E se o macaco tentar atravessá-lo nadando, corre o risco de ser devorado. Então inventa uma estratégia.
Puxa conversa com um crocodilo dizendo que existe mais macacos morando naquele lugar do que crocodilos. O réptil diz o contrário, afirma que existe mais crocodilos no lugar do que macacos.
Então o macaco propõe um desafio. Primeiro contar quantos crocodilos habitam as águas do rio. Depois contar quantos macacos habitam a terra das margens.
Em pouco tempo o crocodilo convoca todos os répteis a se juntarem para serem contados. O macaco, alega que precisa subir em cada um para contar corretamente. E assim, pulando sobre cada crocodilo, contando um a um, o macaco atravessa o rio e atinge a outra margem. Unindo esperteza e matemática, em terra firme, consegue encher a barriga de mangas maduras.
Os contos que integram “Como Contar Crocodilos” são narrativas que fazem parte da tradição popular de histórias onde os mais fracos criam estratégias para sobreviverem diante dos mais fortes.
SERVIÇO:
“Como Contar Crocodilos – Histórias de Bichos”
Autora – Margaret Mayo
Ilustrações – Emily Bolam
Editora – Companhia das Letrinhas
Tradução – Heloisa Jahn
Páginas – 80
Quanto – R$ 64,90