HISTÓRIA DE VIDA - Vendedor de sonhos quer escrever memórias
Pé-frio, não. Apesar do apelido, José Ferreira Navarro Gomes ganhou a sorte grande no bilhete da loteria. Com o dinheiro comprou casa, datas e carro. Antes que seja confundido como o novo milionário da cidade é melhor ir logo dizendo que ele é o vendedor de sonhos mais famoso do Calçadão. Rico mesmo, Zé é de histórias colecionadas nesses 44 anos em que tem uma banca de apostas em frente ao Banco do Brasil. Casos que pretende contar em um livro.
O bilheteiro Zé faz parte da paisagem de um dos cartões-postais da cidade, montando a sua banca no local, antes da construção do prédio do BB, que empresta a marquise para a mesa e o banquinho o escritório de onde vende sonhos de fortuna até pelo celular aos apostadores que ligam para pedir um palpite.
Aos 61 anos, ele quer se tornar escritor. Para isso depende de um editor que tope a empreitada de ajudá-lo a colocar no papel as quatro décadas da boca maldita londrinense.
O nome do livro, ele ainda não tem, mas sabe como vai começar: Eu vim do sítio e peguei um único bilhete para tentar vender. Sentei na cadeira aqui em frente ao Banco do Brasil. O cliente chegou e falava mais do que eu, que não conseguia dizer nada. Vendi aquele número e comecei levar outros em lojas, como a Buri, que não existe mais, lembra.
O livro do Zé terá um pouco de tudo, inclusive personagens bizarros que nesses anos passaram pela Calçadão, como um mendigo que pedia esmolas de joelhos. Esse senhor chocava muito as pessoas. Ele ficava de joelhos e com as mãos estendidas, pedindo dinheiro.
Termo da linguagem popular/informal que designa pessoa que não tem sorte
Localizado na Av. Paraná, entre as ruas Minas Gerias e Hugo Cabral, foi implantado em 1977 e originou-se da reurbanização das praças Willie Davids, Marechal Floriano e Gabriel Martins. Possibilitou aos artesãos exporem seus trabalhos, grupos de teatro apresentarem peças, além de shows musicais
O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.





