HERÓIS ALTERNATIVOS
PUBLICAÇÃO
sábado, 10 de fevereiro de 2001
Nelson Sato De Londrina 
É hoje o show do Yo La Tengo em Maringá. A turnê, inaugurada ontem no Rio, traz a banda pela primeira vez ao país coincidindo com o lançamento de sete de seus nove discos no mercado brasileiro.
A variedade dos lançamentos fornece o gancho para a apresentação, cujo repertório promete contemplar canções de várias fases do grupo. O show acontece no Aqualung (ex-Caixa DÁgua), com abertura da banda local Foolish, que deve pisar no palco às 23h30.
Yo La Tengo é vinculado à Matador, a mais respeitável gravadora independente norte-americana. Seu último álbum, And Then Nothing Turned Itself Inside-Out, chegou às lojas no ano passado privilegiando canções bucólicas e intimistas. A banda adota o núcleo básico guitarra-baixo-bateria alternando estridência e distorção com suavidade e candura.
Em muitas composições, lembra o Velvet Underground, inclusive nos vocais singelos da baterista Georgia Kaplan, que remetem imediatamente a Nico. O grupo existe desde 1984. Foi montado na cidade de Hoboken, New Jersey (EUA). Sua formação traz uma peculiaridade nas origens: tanto o guitarrista Ira Kaplan quanto o baixista James McNew escreviam críticas musicais na imprensa antes de decidirem pegar nos instrumentos.
Na turnê americana do ano passado, contaram com um convidado especial em alguns shows: Mac MacCaughan, líder do Superchunk. Na turnê anterior, dividiram o palco com um quarteto de jazz. No Brasil, vêm sozinhos. Depois de sua passagem pelo país, a gravadora Trama promete lançar um EP com dez faixas.
Show do Yo La Tengo, com abertura do Foolish. Local: Aqualung (Rua Carneiro Leão, 348 (zona 9). Início: 23h30. Ingressos antecipados a R$ 15,00 nas lojas Yessongs, Drop Dead e no bar Sk8. Em Londrina, estão à venda na Maha (Catuaí Shopping). Mais informações pelo tel. (44) 225-3782.


