O estado de saúde do cantor e compositor Herbert Vianna piorou ontem, devido a uma hemorragia localizada no lobo temporal direito do cérebro. A constatação foi feita após uma tomografia realizada pela manhã no hospital Copa D’Or, no Rio.
A equipe médica decidiu submeter o músico a uma nova cirurgia para drenar o excesso de sangue, que poderia comprimir e afetar o tronco cerebral, responsável pelas funções vitais como respiração e batimento cardíaco.
A cirurgia deveria durar toda a tarde, sendo comandada pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho. O diretor-geral do Hospital Copa D’Or, Alfredo Cardoso, informou que o avanço de uma das lesões sanguíneas no cérebro do cantor e compositor não chegou a surpreender a equipe médica: ‘‘Dentro da estratégia traçada para o tratamento, estava prevista a realização de tomografias do cérebro todos os dias, justamente porque havia este risco de lesão’’, afirmou.
Segundo o médico, a equipe que atende Herbert não teve alternativa: se ele não fosse operado imediatamente, morreria.
Ontem, às 17 horas, o corpo da mulher de Herbert Vianna, a jornalista inglesa Lucy Needham, foi sepultado no Cemitério Parque Jardim da Saudade, no Rio. Ela foi vítima do acidente com o ultraleve no domingo. Os pais de Lucy e suas três irmãs estavam presentes ao sepultamento. No entanto, como manda a tradição inglesa, não houve velório e um culto religioso foi celebrado por um pastor norte-americano apenas para a família e amigos. Os três filhos do casal - Luca, Hope Izabel, e Phoebe Rita - já sabem da morte da mãe e do estado de saúde do pai. Segundo Hermano Vianna, irmão do cantor, a ‘‘reação das crianças foi terrível’’. Elas estão sob os cuidados das avós e recebendo acompanhamento psicológico.
Até o fechamento desta edição não havia informações sobre o andamento da cirurgia a que Herbert Vianna foi submetido ontem à tarde.

mockup