O líder da banda Paralamas do Sucesso, Herbert Vianna, que sofreu no último domingo um acidente com um ultraleve em Mangaratiba, litoral sul do Rio de Janeiro, está em coma desde que chegou ao hospital Copa D’Or, em Copacabana. Sua mulher, a inglesa Lucy Needhan, de 36 anos, morreu no local. O casal teve três filhos: Luca, de 8 anos, Hope, de 5, e Phoebe, de 1 ano e meio.
De acordo com a assessora de imprensa do vocalista, Herbert e sua mulher viajaram de ultraleve para Angra dos Reis para participarem da festa de aniversário de Fernanda Villa Lôbos, mulher do músico Dado Villa Lobos, integrante do Legião Urbana.
O neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, do hospital Copa D’Or, na zona sul do Rio de Janeiro, voltou a reiterar ontem que o estado de saúde do cantor é muito grave. Depois de uma cirurgia no domingo, em que foi colocado um catéter para a retirada do líquido cefalorraquídiano, a equipe médica conseguiu controlar a pressão craniana de cantor, mas ainda continuavam os sinais de muitos pontos de hemorragia no cérebro do paciente e não havia garantias de que esses sangramentos não viessem a aumentar, de acordo com o neurocirurgião.
Outro motivo de preocupação dos médicos é uma fratura na 12ª vértebra, que estava comprimindo a medula do cantor. Ontem à tarde, o diretor geral do Hospital Copa D’Or, Alfredo Cardoso, informou que a cirurgia a que estava sendo submetido o líder do grupo Paralamas do Sucesso deveria demorar mais uma hora e meia ou duas horas além do tempo previsto. A cirurgia, para remoção de fragmentos da 12ª vértebra, começou às 8h30 e a previsão era de que terminasse às 14 horas. ‘‘O atraso não significa que houve alguma complicação. A cirurgia está correndo bem. A demora é normal nesse tipo de procedimento’’, disse Cardoso.
De acordo com amigos da família do músico, a equipe médica informou que a medula de Vianna não foi comprometida e ele não deverá ficar paraplégico. A equipe médica, no entanto, só iria falar sobre o assunto em entrevista coletiva, após a cirurgia. Ontem, vários amigos de Herbert, incluindo o músico Paulo Ricardo, foram ao Copa D’Or para obter notícias. Também ontem, ainda pela manhã, o corpo da jornalista inglesa Lucy Needham Vianna, mulher do cantor Herbert Vianna, foi liberado pelo Instituto Médico Legal de Angra dos Reis e embalsamado na Santa Casa de Misericórdia, no Rio. A família da jornalista, que estava a caminho do Brasil, ainda não havia decidido se o corpo seria sepultado aqui ou na Inglaterra. Lucy e Herbert casaram-se em 1991.
Até o fechamento desta edição, o estado de Herbert Vianna permanecia grave, porém estável.

mockup