A contagem regressiva termina exatamente à meia-noite de hoje. Quando os ponteiros se encontrarem e o sábado chegar, as caixas contendo exemplares da sexta e penúltima aventura do aprendiz de bruxinho Harry Potter serão abertas e os brasileiros passarão a figurar no seleto grupo dos fãs mais atualizados do planeta depois dos europeus, mas antes que os americanos, por conta do fuso horário, uma vez que o rigoroso contrato exige que cada país só inicie a venda quando já for sábado em seu território. A escritora Joanne Kathleen Rowling, que se tornou milionária como autora da série, lançará pessoalmente o sexto livro, Harry Potter and the Half-Blood Prince (algo como ''Harry Potter e o Príncipe Mestiço''), no castelo de Edimburgo, na Escócia, onde hoje vive. Seguindo a tradição, isso ocorre exatamente às 0h01, horário da Grã-Bretanha. Em São Paulo, a festa vai se concentrar na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos. Lá, filas são esperadas a partir do início da tarde, formadas em sua maioria pelos entusiasmados membros dos fãs-clubes da cidade. Os fanáticos já se preparam para devorar o livro ao longo da madrugada e lançar, quanto antes, sua tradução em blogs pela internet. Para combater a ansiedade, brincam fazendo previsões sobre o conteúdo do novo livro a partir da ilustração da capa e das raras imagens divulgadas pela internet.
A livraria encomendou cinco mil exemplares, cuidadosamente acomodados em caixas que esperam pela virada do calendário. Por pouco, porém, a festa não é prejudicada foram importados exemplares dos Estados Unidos e da Inglaterra mas, com o atentado a Londres da semana passada, a remessa inglesa sofreu atraso.
A editora Rocco, que lança os livros de J.K. Rowling no Brasil, ainda não definiu a data para o lançamento de ''The Half-Blood Prince'' em português poderá ser entre novembro e dezembro. Também o título nacional não está decidido. O certo é que o trabalho será novamente enfrentado por Lia Wyler, tradutora dos outros cinco livros da saga, além de obras de grandes escritores, como John Updike, Tom Wolfe e Gore Vidal.

mockup