O sétimo e último livro da série de aventuras do célebre aprendiz de bruxo Harry Potter só chegará às livrarias no dia 21 de julho, mas já bate recordes de vendas, graças às encomendas, informou a editora Bloomsbury.
O número de exemplares de ''Harry Potter and the Deathly Hallows'' ou ''Harry Potter e as Relíquias da Morte'', na tradução para o português, já reservados para exportação supera em 17% o volume total das vendas no exterior do volume anterior, informa a empresa em um comunicado.
''Harry Potter e o Enigma do Príncipe'', o sexto volume, bateu o recorde de melhor início de vendas da história da editora: quando foi lançado em julho de 2005, mais de nove milhões de exemplares foram vendidos em 24 horas, apenas nos Estados Unidos e Grã-Bretanha.
A Bloomsbury vai lançar uma edição completa em inglês da série no dia 1º de outubro e a edição de bolso do último volume em 2008. A saga já foi traduzida para 64 línguas, inclusivem o latim, e no total foram vendidos 325 milhões de exemplares dos seis primeiros livros desde 1997, segundo dados da editora.
Cinco deles já foram adaptados para o cinema, o quinto deles, ''Harry Potter e a Ordem da Fênix'', foi exibido na semana passada em pré-estréia mundial.
Neste quinto filme um personagem não muito importante irá desempenhar um papel crucial na sétima e última parte da história. Nas versões cinematográficas, as histórias são resumidas em relação aos livros. Alguns personagens são cortados, outros perdem espaço e algumas cenas somem. Se não fosse assim, os filmes durariam umas cinco horas cada um.
Assim quando o roteirista Michael Goldenberg apresentou a primeira versão do roteiro para a autora JK Rowling, ela leu e disse: ''Eu não cortaria esse personagem se fosse você: Porque você não vai conseguir fazer o sétimo filme sem ele. O lançamento mundial de ''A Ordem da Fênix'' está marcado para quarta-feira, dia 11.
Na semana passada, os atores principais da trama Daniel Radcliffe (Harry Potter), Rupert Grint (Ron Weasley) e Emma Watson (Hermione Granger) participaram da pré-estréia e entrevista coletiva aos jornalistas. Radcliffe deve completar 18 anos e se tornar maior de idade daqui a três semanas. Hoje, apesar de seus 17 anos e de interpretar um garoto de 15 no quinto filme da série Harry Potter, Radcliffe dá sinais de amadurecimento. Busca papéis ousados e não quer saber de esbanjar dinheiro.
Já Emma Watson tem 17 anos e usa sapatilha de oncinha. Também vira uma fera se você disser que ela tem 16. Emma não entende realmente porque as pessoas vivem diminuindo sua idade. Será que é porque seu personagem tem apenas 15 anos em ''Harry Potter e a Ordem da Fênix''?
''Isto acontece, mas meus pais também me tratam assim. Meu irmão é mais novos do que eu, e eles o deixam sair mais'', reclama a moça, que também contou ficar lisonjeada quando é chamada de sexy.

mockup