Guitarrista mistura blues e MPB em CD-solo; lançamento é amanhã
PUBLICAÇÃO
domingo, 28 de fevereiro de 1999
Por Ricardo Gozzi 
São Paulo, 01 (AE) - O guitarrista Duca Belintani lança seu primeiro CD-solo amanhã (02), no Teatro Crowne Plaza, em São Paulo, inovando conceitos e tentando evitar possíveis rótulos. O CD "MPBlues" traz uma fusão bem sucedida do blues com a música popular brasileira. Outros artistas, como Cássia Eller e Zélia Duncan, experimentaram antes a mistura, mas sem a mesma ênfase. A fusão do blues com a MPB é o ponto de partida da música de Duca Belintani.
Ele foi guitarrista de bandas como Kid Vinil & Magazine e Bem Nascidos & Mal Criados. Conta que a intenção de seu trabalho foi alcançar um meio-termo em que tanto a MPB quanto o blues ficassem bem evidentes. "Cheguei ao resultado que eu queria", diz. "Ficou tudo tão bem misturado que você não percebe o limite dos estilos", considera. "Você tem de procurar, como numa brincadeira do tipo Onde Está Wally", completa. Blues brasileiro - Segundo ele, os ouvintes mais habituados ao blues chegam a afirmar que sua música possui mais elementos brasileiros. "Em contrapartida, quem ouve mais MPB acha que o som é blues demais", conta. "Pelo menos não fui considerado traidor pelos amantes de nenhum dos dois gêneros" brinca.
Mas amantes tanto do blues como da MPB podem ouvir o CD sem importar-se com o estilo empregado pelo guitarrista. O som é agradável e de bom gosto. O estilo peculiar do trabalho, segundo o músico, surgiu de um profundo estudo das harmonias musicais de artistas como Chico Buarque, Djavan e Tom Jobim e da aplicação dessas harmonias ao rock e ao blues, normalmente caracterizados por harmonias mais simples. "Eu já tinha tudo na cabeça e precisava saber tocar para entender melhor", diz Belintani. "A harmonia da MPB é um pouco mais complicada do que a do blues e acaba enriquecendo a música", explica.
Além de composições próprias, o CD "MPBlues" traz interpretações de músicas como "Capim Guiné", de Raul Seixas e Wilson Aragão, e "Negro Gato", de Getúlio Cortes. O lançamento é totalmente independente. O músico conta ter procurado selos especializados em blues e MPB, mas enfrentou uma dificuldade que já era esperada: enquanto os selos especializados em blues consideravam o trabalho "muito leve", com incursões excessivas pela música brasileira, os selos de MPB achavam o CD "muito pesado e blueseiro". Para Belintani, não é preciso rotular seu estilo, em que os dois gêneros se unem sem que um descaracterize o outro. Shows - "MPBlues" é o primeiro trabalho-solo de Duca Belintani. Os shows de lançamento serão realizados de amanhã a quarta-feira, no Teatro Crowne Plaza, na Rua Frei Caneca, 1.360. O guitarrista e vocalista Duca Belintani estará sendo acompanhado pelos músicos Wladimir Medina (baixo), Ricardo Fernandez (bateria) e Celso Nascimento (percussão).
As participações especiais ficarão por conta de André Christovam, Dadá Cyrino e Tonho Penhasco. Cada uma fará uma espécie de homenagem a grandes nomes da música nacional. O homenageado do guitarrista André Christovam será Djavan. Dadá Cyrino homenageará Rita Lee e Tonho Penhasco interpretará canções de Jorge Ben Jor. A cantora Patrícia Chammas também participa do show, interpretando O "Último Blues", de Chico Buarque, música não incluída no CD de Duca Belintani.


