Guia traz roteiros da Amazônia
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 03 de janeiro de 2002
Maura Campanili 
Resultado de três anos de trabalho e 15 viagens, que envolveram uma equipe de cerca de 30 pessoas, entre repórteres e fotógrafos, o Guia Philips da Amazônia, da editora Horizonte Geográfico, foi lançado em São Paulo. A publicação, segundo o diretor editorial Peter Milko, é a primeira do mundo a abordar exclusivamente a Amazônia brasileira e contou com a participação de diversos colaboradores, como pesquisadores do Instituto de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e da Universidade de São Paulo (USP).
Mais do que somente informações turísticas, o Guia traz história, ecologia e cultura da região, em versões em português e inglês, diz Milko. Entre os destaques da publicação está um miniguia ilustrado de 110 espécies de animais e plantas da floresta, com um pequeno texto sobre suas principais características para que as pessoas possam identificá-las em campo.
A publicação, de 340 páginas, dá dicas de hotéis, restaurantes, atrações e roteiros para visitar no Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e norte do Mato Grosso. Entre as informações estão desde teorias da origem da biodiversidade amazônica passando pelos principais problemas ambientais e as alternativas de desenvolvimento para a floresta até indicações de passeios de barco e programas de ecoturismo em reservas extrativistas.
Segundo Peter Milko, o Guia Philips da Amazônia é o segundo de um projeto de cinco publicações, que já conta com o Guia do Pantanal. O próximo lançamento, previsto para o próximo ano, é um Guia de Parques Nacionais. A publicação pode ser encontrada em bancas e livrarias ou pelo site da editora (www.horizontegeográfico.com.br).


