São Paulo, 25 (AE) - O grupo musical Mawaca anunciou para o próximo ano a preparação de dois novos discos, resultado de projetos em parceria com Portugal e Japão. Amanhã (26) o conjunto mostra um pouco dessa parceria no Espaço Cultural Fundação Japão. A apresentação faz parte de uma série de concertos que a fundação vai promover, a partir deste mês, até o início de fevereiro.
A característica em comum entre os espetáculos é uma nova leitura da música japonesa, tanto a folclórica quanto a erudita, feita por músicos brasileiros. O Mawaca teve um grande contato com essa cultura neste ano, quando abriu o espetáculo para o grupo Rinken Band - que mostrava um pouco da modernidade sonora da região de Okinawa.
O Mawaca mistura sons, vozes e etnias. Por não ter uma sonoridade de fácil definição, ele é considerado um dos representante da world music brasileira. No início de outubro, o grupo mostrou o novo show "Mawaca-Mundi", no teatro Crowne Plaza. Lá, ele já deu uma prévia do espetáculo de amanhã, apresentando percussão japonesa e projeções multimídia. Além disso, o conjunto passeia pelos ritmos africanos, canções hebraicas e japonesas, temas húngaros e músicas dos índios tuparis, de Rondônia.
Mawaca é um termo de origem africana e significa músicos que recorrem ao poder mágico da palavra cantada para atrair o poder dos espíritos. O grupo é formado por sete cantoras e oito instrumentistas, que tocam desde uma tradicional flauta até o menos comum djembes, tambor africano. Cantam em sete línguas, do búlgaro ao swahili, do norte da áfrica. Essa variedade musical se deve à vasta pesquisa musical, que começou em 1993.
Há quatro anos, a proposta do Mawaca é a de fazer uma releitura dos ritmos e não música folclórica. Eles criam, por exemplo, uma versão ocidental para a música oriental. Nesta sexta o Mawaca mostra a sua visão da música tradicional japonesa. SERVIÇO - Mawaka. Sexta,às 20 horas.Grátis. Fundação Japão. Avenida Paulista, 37, telefone 289-7281