Antes da pandemia de Covid-19, o Grupo Vocal Entre Nós havia agendado três grandes apresentações do espetáculo cênico musical “Morte e Vida Severina”, baseado no livro homônimo escrito em 1955 pelo pernambucano João Cabral de Melo Neto. Com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), as encenações da montagem estavam programadas para acontecer no Teatro Ouro Verde para uma plateia formada por alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Paraná. Devido à impossibilidade de realização de eventos durante a quarentena e como não há perspectivas de reabertura de teatros ou espaços culturais, bem como aglomeração de pessoas, os integrantes do grupo gravaram o espetáculo na íntegra, com captação de som e imagem ao vivo. A live da apresentação (com classificação livre) estará disponível por 24 horas no canal oficial do YouTube, gratuitamente, a partir deste domingo (28/03), às 15 horas.

Grupo Vocal Entre Nós: espetáculo cênico musical ficará disponível por 24 horas
Grupo Vocal Entre Nós: espetáculo cênico musical ficará disponível por 24 horas | Foto: Fábio Alcover/ Divulgação

No ano de 2019, o grupo Entre Nós levou o espetáculo para dez escolas públicas estaduais e dois espaços públicos, também pelo Promic, resultando num público estimado de mais de 3 mil pessoas. Nesta montagem, considerada um passo importante na trajetória de dez anos, o grupo londrinense faz uma releitura que mostra a união entre música de canto coral, poesia e teatro baseados no clássico literário escrito pelo pernambucano, que completaria 100 anos em 2020. Além do espetáculo, o grupo preparou um minidocumentário, com linguagem simples e didática (voltada aos alunos), que mostra e explica toda a estrutura do teatro por dentro e como funciona cada uma das áreas. O objetivo é possibilitar a vivência teatral, realidade distante de muitos alunos. Todo o material audiovisual foi traduzido para Língua Brasileira de Sinais (Libras) e possui legenda.

O projeto londrinense é uma adaptação com composições autorais criadas por músicos do grupo, assim como arranjos exclusivos para várias vozes de canções já conhecidas do público de Chico Buarque e Airton Barbosa, quando do lançamento do longa-metragem, em 1977, escrito e dirigido por Zelito Viana que tinha Elba Ramalho, Stênio Garcia e Tânia Alves no elenco. Já as melodias das músicas inéditas foram criadas com base nos versos do poema pelos integrantes Flávio Collins, Bruno Bazé e Mariana Sella. Por sua vez, os arranjos de canções como “Funeral de um Lavrador” e “De Sua Formosura” foram feitos por Celso Branco, ex-integrante do grupo vocal “Garganta Profunda”, além de “Mulher na Janela” e “Todo o Céu e a Terra”, pelos londrinenses Paulo Vitor Poloni e Fernando Magre, respectivamente. A preparação vocal e direção musical é de Monique Kodama e direção cênica de Silvio Ribeiro.

No total, são 18 cenas em que os 14 integrantes cantam em coro e solos, tocam instrumentos (melódicos, harmônicos e de percussão como rabeca, zabumba, caxixi, triângulo, agogô) e atuam narrando trechos do livro de Melo Neto que transformou o auto de Natal em poesia visceral da condição desse retirante nordestino que sai do sertão de Pernambuco em busca de uma vida melhor. Na parte musical, um dos destaques para a montagem é a junção do regionalismo brasileiro presente nos ritmos, instrumentação e escalas tipicamente nordestinas, mas, também, nas formas composicionais características da música sacra europeia, como o "recitativo" e "fuga" a quatro vozes, estilo do período barroco usado na música litúrgica.

Serviço:

Live Morte e Vida Severina com Grupo Vocal Entre Nós

Quando – Domingo (28), às 15 horas

Quanto - Gratuito (o vídeo ficará disponível apenas por 24 horas)

Confira o vídeo aqui no domingo

Classificação: Livre