Escambo Cênico é um projeto criado para promover o intercâmbio cultural - tanto entre artistas da região do norte do Paraná como entre o público e os artistas. Por força da pandemia, o grupo realiza suas atividades de modo totalmente digital, ou seja, suas ações são voltadas para plataformas online de modo que público e artistas se encontrem de modo seguro para trocar suas vivências, trajetórias e até para criações conjuntas. Nessa segunda etapa, o À Deriva tem Flávio Magalhães (Maringá), Fábio Amorim (Rolândia), Carol Vaccari (Londrina) e Júlia Mansur (Londrina) embarcam na realização de oficinas, lives, jogos online, entre outras atividades - as atividades serão dentro de uma narrativa ficcional no formato de jogos.

.
. | Foto: Carol Vaccari/ Divulgação

Na maioria das vezes, as ações são pensadas para o Instagram. O projeto conta, desde sua primeira temporada, com o Programa de Incentivo à Cultura (PROMIC) para sua realização. O grupo teatral é de Londrina e teve sua criação em 2018. Conta com cinco integrantes, sendo eles: Bruno Prado, Guilherme Gomes, Maria Clara Villela, Mariana Chinchila e Nathan Stuchi. Nessa temporada, À Deriva conta a participação especial de Bruno Marconato e Susan Fukushima para o marketing digital, criação das artes e edição dos vídeos.

De acordo com os organizadores, a conclusão das atividades do Escambo Cênico estão previstas para março. "O Escambo Cênico se passa principalmente no Instagram, mas algumas atividades serão em outras plataformas que comportam melhor o tipo da ação, como por exemplo as lives que acontecem no Youtube, e as oficinas que serão todas pela plataforma Google Meet", explicam. Os atores contam ainda que existem atrações que propiciam a troca mais direta com o público e que acontecem inteiramente no Instagram, como é o caso dos Jogos Pandêmicos e do Troca-troca. "No primeiro, o artista convidado da vez faz uma proposta com instruções criativas e a lança para o público, que nos devolve o material criado pelo Instagram mesmo. E no Troca-troca o artista apresenta e compartilha uma referência literária que lhe é querida e pede para que, caso queira, o público faça o mesmo através de leituras de trechos em seus stories ou sugerindo títulos e autores nos comentários.", explicam.

Nessa etapa do projeto ficaram concentradas as oficinas, ao todo três, entre esse começo de fevereiro e o fim de março. A primeira delas é uma oficina de dança-teatro, a segunda tratará das aproximações entre o teatro e o cinema trash e a última uma oficina de maquiagem artística. "Nesse mesmo período estão previstas também mais quatro lives para batermos papo com artistas convidados pelo grupo"m acrescentam. Tanto as oficinas quanto as lives serão ao vivo, já os outros quadros são com conteúdos gravados e editados.

Serviço:

“Escambo Cênico” - atividades e oficinas online

Quando - até março

Onde: YouTube: À Deriva Grupo de Teatro

Quanto: gratuito

Mais informações: Instagram: @aderiva.teatro