As gravações da série "Na Batalha" começam no próximo dia 26 e já movimentam a cidade em diversos setores. Um casting de cerca de 750 pessoas será mobilizado e há 17 atores no elenco principal, 38 no elenco secundário, 78 na figuração especial e 600 na figuração geral.

O projeto contempla um recurso de R$ 4 milhões para a produção - a produtora londrinense Condessa recebeu o maior volume de recursos da Lei Paulo Gustavo/Governo do Paraná de todo o estado para o interior.

Ainda sem canal para exibição, após a produção, a série londrinense será licenciada para streamming. Ao todo, são seis episódios de 40 minutos e já representa a a maior produção audiovisual de Londrina. Trata-se de uma trama jovem, permeada por arte, música e fé.

Imagem ilustrativa da imagem Gravações de série de TV em Londrina mobiliza 750 pessoas
| Foto: Roberto Custodio

O projeto levou oito anos para ser escrito por Alessandra Pajolla. A direção é de Thati Almeida, conhecida no meio artístico como Sabothati - no currículo a série 'Cidade de Deus - a Luta não Para' (HBO/MAX) e o longa-metragem documental 'Passinho Foda', da Netflix. A protagonista é a premiada atriz Ayomi Domenica (“3%” da Netfix e longa-metragem “Levante”), filha do rapper Mano Brown.

Com a cultura hip hop presente na cidade, a intenção de Sabothati é trazer uma linguagem documental para o universo ficcional na série. “Nosso desejo é retratar a potência da juventude periférica e a importância do protagonismo feminino”, diz Alessandra Pajolla.

Na ficção, uma jovem promessa da música gospel descobre que seu caminho é o rap e vai testar seus valores e fé, no furioso palco das batalhas de rima e na vida, até chegar ao topo do hip hop nacional.


Uma parte do elenco principal da série - as atrizes Ayomi Domenica, Negra Li, Branda Lígia e o ator Leandro Daniel - já está em Londrina com o produtor e preparador de elenco carioca Gabriel Bortolini para os ensaios, provas de figurino e caracterização para seus personagens na série. Bortolini traz no currículo a experiência na preparação de elenco em grandes sets, como as séries O Jogo que Mudou a História (Globoplay) e Cidade de Deus – A Luta Não Para (1ª e 2ª temporadas, HBO).

"Um ponto importante da preparação é encontrar o feminino dentro de uma história de universo historicamente masculino - o mundo do hip hop. Essa escolha de roteiro é muito potente justamente porque enaltece o feminino dentro dessa dinâmica e fala sobre como os corpos femininos vivem e lidam com violências - físicas, morais, simbólicas”, diz o preparador.

Bortolini também destaca a importância de reconhecer Londrina não apenas como cenário, mas como personagem da trama. “O elenco selecionado, os espaços escolhidos como locações potencializam a narrativa", completa.

QUEM É QUEM

Para dar vida à protagonista da série, uma garota dividida entre a música gospel e rap, a atriz Ayomi Domenica trouxe referências de sua relação com a igreja e com o hip hop. Ela estudou em uma escola adventista e chegou a ser batizada por decisão própria, aos nove anos de idade, levando toda a família frequentar a igreja com ela.

Filha de um dos maiores artistas do rap nacional, o rapper Mano Brown, Domenica cresceu no ambiente de música e hip hop. O convite para protagonizar a série "Na Batalha" chegou em um momento especial de sua carreira. O primeiro protagonismo veio com o filme “Levante” (2023), de Lillah Hallah, premiado em Cannes.

Negra Li será Irene, mãe do jovem rapper Maicon X, vivido pelo ator londrinense Tiago Daniel. Cantora, rapper, compositora e atriz, é referência no rap feminino nacional. Como atriz, atuou no seriado Antônia, da TV Globo, protagonizou o espetáculo musical Jesus Cristo Super Star e estrelou dezenas de filmes e séries. Como cantora lança novo álbum no fim de maio.


Com seis prêmios nacionais e internacionais, a mineira radicada no Recife, Brenda Ligia, interpretará a personagem Cassiana, mãe da protagonista. Ela atuou em dezenas de filmes, como Lispectorante, Cidade Campo e Bruna Surfistinha. Na TV, atuou nas séries Sob Pressão, Assédio e na comédia A mulher do prefeito Globo); Além do Guarda-roupa (Max), História de Preta, África da Sorte, Hard, Beleza S/A, Ninguém tá olhando, Somos um só, 9mmSP.

Também integra o elenco o ator carioca Digão Ribeiro, que na trama viverá uma personagem que coincidentemente também se chama Digão. O ator tem no currículo as séries Dom (Prime) e Encantadas (Globoplay) e filmes de sucesso como Praça Paris, Eduardo e Mônica e Alemão 2.


PARANAENSES NO ELENCO

Ator curitibano Leandro Daniel viverá o primeiro pastor de sua carreira. Sucesso em cinco novelas produzidas pela TV Globo, entre elas Rock Story, Mar do Sertão e No Rancho Fundo, Leandro está entusiasmado com o roteiro e com a oportunidade de gravar em Londrina, cidade que admira.

O ator faz questão de ressaltar a importância da Lei Paulo Gustavo em descentralizar o audiovisual brasileiro e fomentar as produções fora do eixo Rio-São Paulo. Vencedor do Kikito de Ouro no Festival de Cinema de Gramado pelo filme Jesus Kid, Leandro atuou em filmes como Vips – Histórias Reais de Um Mentiroso, Reality Z, Todo dia a mesma noite, Sentença e na série Cidade de Deus”, da HBO/Max.

Patrícia Saravy, radicada no Paraná, interpretará a personagem Jurema. Ela atuou nas séries Insânia - 2021 (Starplus) , 5x Comédia 2021 (Amazon), Irmandade 2019 (Netflix) e em dezenas de filmes como Uma Família Feliz, Entrelinhas, Nóis por Nóis e Estômago 2007 (direção de Marcos Jorge).

A curitibana Nathalia Garcia, conhecida por Ferrugem, o longa de Aly Muritiba vencedor da categoria melhor filme no Festival de Cinema de Gramado e pela série Desalma, viverá a personagem Helô.

De Londrina, o ator e coreógrafo Eduardo Borgz, dará vida ao produtor musical Vlad. Graduado em Artes Cênicas pela UEL, atuou em diversas peças teatrais em Londrina, no Paraná e em São Paulo. O ator e dublador Tiago Daniel interpretará o rapper Maicon X. Entre seus trabalhos mais recentes, destacam-se o thriller Rumor, de Joana Nin; a comédia Picareta Não Vai pro Céu, de Roberto Santucci; e o documentário Noite e Dia – Lima Barreto, Obra e Vida, de Rodrigo Grota.

A atriz Estela Peixoto, estudante de Arte Cênicas na UEL, multiartista com atuação em dança, palhaçaria e cultura Ballroom fará o papel da estilista Alana. Nomes do hip hop local também vão participar da série, como Preta Mar, Abdallah, e NT Dogg.

mockup