Gralha Azul para pés-vermelhos
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Nelson Sato <br> Reportagem Local 
O grupo londrinense Núcleo Ás de Paus conquistou três estatuetas na cerimônia de premiação do Troféu Gralha Azul, realizada anteontem no Guairinha, em Curitiba.
Com sua montagem ''A Pereira da Tia Miséria'', abocanhou as categorias Melhor Espetáculo, Melhor Ator para Guilherme Kirchheim e Melhor Figurino para Alex Lima. Além disso, foi contemplado com o Troféu Epidauro - uma tradição no evento, concedido ao melhor espetáculo pelo Consulado da Grécia para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, através do Cônsul Honorário professor Constantino Comninos.
''Eu achava que o Alex ganharia porque o figurino dele é realmente sensacional. Também levava fé no espetáculo. Mas confesso que estava desesperançoso quanto à minha premiação porque eu havia visto em vídeo o alto nível dos concorrentes a melhor ator. Fiquei muito surpreso quando anunciaram o meu nome'', conta Kirchhein.
''É um grande avanço porque esta é primeira vez que uma companhia de Londrina conquista o Gralha Azul ao longo de 32 edições. Espero que, com isso, nosso grupo e a arte londrinense como um todo tenham mais visibilidade na mídia'', salienta. Alex, por sua vez, lembra que logo após a estreia do espetáculo, no ano passado, percebeu a dimensão de seu trabalho.
''Vi que era um trabalho grande, que ia dar pano pra manga, que poderia se tornar uma referência para a nova geração e um estímulo para os mais antigos'', diz. Alex não faz parte do Núcleo Ás de Paus. Empresta seu talento para vários grupos e iniciativas culturais diversas em Londrina. ''Mas o Núcleo já me convidou para seu próximo projeto. E vou trabalhar com a mesma seriedade, empenho e compromisso'', assinala.
Fundado em 2008, o Núcleo Ás de Paus nasceu com a proposta de pesquisar técnicas de extensão do corpo. Seus integrantes foram alunos da Escola Municipal de Teatro. Depois de formados, decidiram montar a trupe após realizar uma oficina de perna de pau. Além de Kirchheim, conta com Bruna Stéphanie, Camila Feoli, Luan Valero, Rogério Costa, Thunay Tartari e Adalberto Pereira.
No ano passado eles estrearam ''A Pereira da Tia Miséria'', com patrocínio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). A peça é uma adaptação de um conto popular espanhol (traduzido por Yara Camillo) que apresenta o embate entre a fome a morte. No texto, a Tia Miséria procura ludibriar a Senhora Morte num jogo onde o espectador experimenta o encantamento.
Na encenação, o elenco utiliza pernas de pau e trabalha com elementos do teatro de rua. O único cenário é uma árvore. A peça já foi apresentada em cidades do Paraná, São Paulo, no Rio de Janeiro e em Teresópolis (RJ). Foi atração no Filo (Festival Internacional de Londrina) e no Fringe, em Curitiba.


