Grafitagem de Os Gêmeos no MON: entre a polêmica e a explicação
Obra produzida na fachada do Museu Oscar Niemeyer foi criticada nas redes sociais pelo bisneto do arquiteto que projetou o prédio
PUBLICAÇÃO
sábado, 04 de setembro de 2021
Obra produzida na fachada do Museu Oscar Niemeyer foi criticada nas redes sociais pelo bisneto do arquiteto que projetou o prédio
Marcos Roman - Grupo Folha
Uma obra dos badalados grafiteiros paulistanos Os Gêmeos produzida na fachada do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, acabou gerando uma polêmica que ganhou abrangência nacional no decorrer dessa semana. O imbróglio começou quando o bisneto do arquiteto Oscar Niemeyer tornou público o seu descontentamento em relação ao local onde foi feita a grafitagem. "Deveriam ter o respeito pela arte e criação de Niemeyer, da mesma forma que ele, Oscar, teve para com todo e qualquer artista", dizia a postagem feita por ele nas redes sociais, no último dia 29.
Em entrevistas concedidas sobre o episódio, Paulo Niemeyer chegou a afirmar que pretendia recorrer à justiça para que a grafitagem que ele considerou ser “de mau gosto, agride os olhos e a alma” fosse apagada da fachada do museu. Por meio de uma nota oficial, a diretoria do MON explicou que a obra produzida na fachada do museu é uma forma de divulgar a mostra “OSGEMEOS: Segredos”, realizada em parceria entre o Museu Oscar Niemeyer com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, que ocorrerá no local a partir do próximo dia 16. O comunicado esclarece que os artistas realizaram uma intervenção artística de caráter reversível e temporário na fachada do edifício, onde costumam ser fixados banners com a programação da entidade desde sua fundação.
O texto da nota destaca ainda que a obra não afeta a volumetria do edifício, não utiliza parafusos ou outros materiais que possam afetar a estrutura ou as características do projeto arquitetônico. E que a solicitação para a intervenção teve parecer favorável do Coordenadoria do Patrimônio Cultural da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná - SECC, que administra o patrimônio tombado no Estado do Paraná.
A direção do MON ressaltou que instituições do mundo inteiro fazem ações semelhantes para promoção dos espaços culturais e de novas mostras para o público que circula no entorno dos museus. Entre outras, OSGEMEOS já fizeram intervenção temporária na Tate Modern de Londres. E concluiu afirmando que como instituição viva e atuante nas áreas de arquitetura, design, e artes visuais, o Museu Oscar Niemeyer pretende justamente manter a presença perante o público e honrar o legado do grande artista que lhe empresta seu nome, privilegiando o diálogo entre as mais diversas manifestações artísticas contemporâneas.
Após a polêmica gerada, no último dia 30, a Fundação Oscar Niemeyer, entidade responsável pelo gerenciamento e preservação da obra do famoso arquiteto deu os parabéns ao Museu Oscar Niemeyer (MON) pela exposição das obras de Os Gêmeos. "Inaugura dia 16 de setembro a imperdível exposição de Os Gêmeos no Museu Oscar Niemeyer de Curitiba. A Fundação Oscar Niemeyer parabeniza a equipe do MON pela iniciativa".