Uma obra dos badalados grafiteiros paulistanos Os Gêmeos produzida na fachada do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, acabou gerando uma polêmica que ganhou abrangência nacional no decorrer dessa semana. O imbróglio começou quando o bisneto do arquiteto Oscar Niemeyer tornou público o seu descontentamento em relação ao local onde foi feita a grafitagem. "Deveriam ter o respeito pela arte e criação de Niemeyer, da mesma forma que ele, Oscar, teve para com todo e qualquer artista", dizia a postagem feita por ele nas redes sociais, no último dia 29.

Grafite de Os gêmeos no MON: obra apenas anuncia exposição da dupla de artistas na instituição
Grafite de Os gêmeos no MON: obra apenas anuncia exposição da dupla de artistas na instituição | Foto: Daniel Castellano/ AFP

Em entrevistas concedidas sobre o episódio, Paulo Niemeyer chegou a afirmar que pretendia recorrer à justiça para que a grafitagem que ele considerou ser “de mau gosto, agride os olhos e a alma” fosse apagada da fachada do museu. Por meio de uma nota oficial, a diretoria do MON explicou que a obra produzida na fachada do museu é uma forma de divulgar a mostra “OSGEMEOS: Segredos”, realizada em parceria entre o Museu Oscar Niemeyer com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, que ocorrerá no local a partir do próximo dia 16. O comunicado esclarece que os artistas realizaram uma intervenção artística de caráter reversível e temporário na fachada do edifício, onde costumam ser fixados banners com a programação da entidade desde sua fundação.

O texto da nota destaca ainda que a obra não afeta a volumetria do edifício, não utiliza parafusos ou outros materiais que possam afetar a estrutura ou as características do projeto arquitetônico. E que a solicitação para a intervenção teve parecer favorável do Coordenadoria do Patrimônio Cultural da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná - SECC, que administra o patrimônio tombado no Estado do Paraná.

A direção do MON ressaltou que instituições do mundo inteiro fazem ações semelhantes para promoção dos espaços culturais e de novas mostras para o público que circula no entorno dos museus. Entre outras, OSGEMEOS já fizeram intervenção temporária na Tate Modern de Londres. E concluiu afirmando que como instituição viva e atuante nas áreas de arquitetura, design, e artes visuais, o Museu Oscar Niemeyer pretende justamente manter a presença perante o público e honrar o legado do grande artista que lhe empresta seu nome, privilegiando o diálogo entre as mais diversas manifestações artísticas contemporâneas.

Após a polêmica gerada, no último dia 30, a Fundação Oscar Niemeyer, entidade responsável pelo gerenciamento e preservação da obra do famoso arquiteto deu os parabéns ao Museu Oscar Niemeyer (MON) pela exposição das obras de Os Gêmeos. "Inaugura dia 16 de setembro a imperdível exposição de Os Gêmeos no Museu Oscar Niemeyer de Curitiba. A Fundação Oscar Niemeyer parabeniza a equipe do MON pela iniciativa".