"3 Palavras Só ou Quatro Às Vezes Mais." O título, um pouco cômico e longo, revela algo sobre os 21 poemas reunidos no livro: microtextos sintéticos, de pouquíssimas palavras, mas que carregam um humor sutil, e às vezes até enigmático. Esta é a mais nova publicação lançada pela Grafatório Edições, selo editorial de Londrina, em parceria com a plataforma par(ent)estis, de Florianópolis. Trata-se de uma das obras mais importantes de Tomma Wember (1919-2008), e o primeiro trabalho seu a ser traduzido para o português e a ser publicado no Brasil.

Tomma nasceu em Hamburgo, na Alemanha, na segunda década do século XX. Como muitas mulheres do mundo da arte, seu trabalho teve pouquíssimo reconhecimento em sua própria época. Tudo o que ela produziu circulou apenas em um contexto íntimo, entre amigos e familiares. No entanto, sua obra discreta tem características revolucionárias do ponto de vista formal, dialogando com tendências de vanguarda como o movimento Fluxus, dos Estados Unidos, e a poesia concreta que era produzida em vários países naquele momento, inclusive no Brasil. Ao longo de sua vida, Tomma inventou obras interativas que eram jogos, textos que eram instruções (lembrando os trabalhos de Yoko Ono), livros para serem lidos por mais de uma pessoa simultaneamente, e também textos poéticos – assim ela transitou com originalidade entre a arte conceitual e a literatura.

Tomma Wember: livro de autora alemã traz microtextos que carregam um humor sutil
Tomma Wember: livro de autora alemã traz microtextos que carregam um humor sutil | Foto: Divulgação

Em "3 Palavras Só ou Quatro Às Vezes Mais", a escritora explora aquilo que chamou de “palavras-inserçantes”: combinações de diferentes palavras em uma só, ou a invenção de neologismos através de similaridades sonoras, supressão, repetição ou acréscimo de letras. Os textos também experimentam com a materialidade da palavra escrita e com a espacialidade do papel. Apesar da brevidade dos poemas, essa desconstrução da linguagem cria enigmas a serem decifrados pelo leitor, e por isso exigem uma leitura atenta e com certa lentidão contemplativa. Ao desvendar os enigmas de Tomma, o leitor descobre paisagens cotidianas e também pistas sobre a própria vida da autora, o que dá aos textos um caráter surpreendentemente biográfico.

O livro foi organizado por Tina Merz, pesquisadora e designer catarinense que descobriu os trabalhos de Tomma enquanto realizava seu mestrado na Alemanha. Tina também assina as traduções dos poemas para o português em parceria com Sofia Mariutti. O livro é uma edição bilíngue que inclui pequenas notas sobre a tradução escritas por Tina e Sofia. A edição também traz posfácios sobre a vida e a obra da autora escritos por Tina Merz e por Tomma Galonska, atriz e filha da escritora. 3 Palavras Só ou Quatro Às Vezes Mais foi impresso em tipos móveis, através de composição manual, e tem acabamentos artesanais, o que é uma marca da Grafatório Edições.

O livro já está disponível na loja virtual do Grafatório (www.grafatorio.com), e até o final de junho pode ser adquirido com desconto, em preço promocional de lançamento.

(Com assessoria de imprensa)

Serviço:

3 Palavras Só ou Quatro Às Vezes Mais, de Tomma Wember

Tradução: Tina Merz e Sofia Mariutti

Disponível em www.grafatorio.com

Preço promocional: R$59,00