Agora em 2022, o Grafatório completa 10 anos em Londrina. Em comemoração a essa primeira década, o projeto reuniu diversas produções em ordem cronológica, desde exposições importantes a agradecimentos recebidos ao longo desses anos. A obra expositiva é chamada "Sobras Completas". Uma forma simbólica de realizar os agradecimentos de forma generosa pelo apoio dado ao estúdio gráfico que é também uma editora artesanal com obras importantes no catálogo.

A mapoteca feita pela curadoria do projeto conta com produções práticas, festas, encontros, práticas. "Há muita coisa de fora, muitas amizades imprescindíveis que faltam nessas sobras. Mas aqui nos afastamos de uma exposição de importâncias hierárquicas ou de autopromoções didáticas.", destacam os responsáveis pelo projeto.

A exposição já está disponível pelo site sobrascompletas.grafatorio.com, feito e pensado pelos próprios integrantes do Grafatório. Cheio de boas recordações e super interativo, o site traz poemas e música na página comemorativa. Bem como eles mesmo destacam "o que completa sobra e o que sobra completa".

Imagem ilustrativa da imagem Grafatório completa dez anos com exposição virtual
| Foto: Divulgação

A junção do grego e do latim, grafa e torium, deram origem ao início de um dos projetos artísticos mais inspiradores da cidade. Mas para os que ainda desconhecem, o Grafatório Londrina é uma associação sem fins lucrativos. Um coletivo que reúne os mais diversos pesquisadores, artistas visuais e designers, entre profissionais e amadores da área de produção visual.

O objetivo é incentivar a cultura das artes gráficas na cidade por meio de diversos meios, seja pelo método de experimentação e investigação através da pesquisa estética e das linguagens das artes gráficas, mas também através da capacitação em cursos, oficinas, workshops. O processo de produção é também um passo fundamental para garantir a aprendizagem de técnicas, disponível para toda a comunidade por meio também do acesso ao acervo bibliográfico, visual e exposições.

Supervisão: Célia Musilli/ Editora

SERVIÇO

10 ANOS GRAFATÓRIO

Site comemorativo: sobrascompletas.grafatorio.com

Conheça o projeto: https://grafatorio.com/site/

A mostra virtual Sobras Completas ficará no ar durante dois meses. O projeto tem o patrocínio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link