Gourmets bons de papo
PUBLICAÇÃO
sábado, 08 de fevereiro de 1997
Erika Pelegrino 
Mário Cesar
Olivier Anquier e Emannuel Bossaleil: lançamento de livro e curso de culinária programados para março
Comida também é cultura. E é isso que os gourmerts Olivier Anquier e Emannuel Bossaleil pretendem mostrar no curso que irão ministrar no dia quatro de março, em Londrina. Um dia antes, os dois lançam os livros Cozinha sem Chefe, de Emanunuel; e Pão de France, de Olivier. Os gourmets estiveram esta semana em Londrina para conhecer o Empório Guimarães, onde serão realizadas as aulas.
O objetivo do curso é mostrar às pessoas que cozinhar é uma arte acessível a qualquer pessoa. Não pretendemos dar aulas para profissionais e, sim, para a dona-de-casa, e qualquer pessoa que tenha curiosidade de ver como se prepara um bom prato- afirma Emannuel.
Os gourmets irão ensinar técnicas básicas da cozinha que servem tanto para o feitio de pães como para outros pratos. O curso será dividido em dois períodos. De manhã, Olivier estará mostrando como se faz pães e, à tarde, Emmanuel irá ensinar a fazer três pratos - entrada, prato principal e sobremesa. O que cardápio será decidido com os alunos- informa Emannuel.
Com a experiência de quem cresceu em uma família de padeiros, e há um ano e meio como empresário do ramo de panificadora, Olivier afirma que o Brasil não tem cultura de pão. Ele conta que os portugueses foram os primeiros a introduzir este alimento na cozinha brasileira. É por isso que, em seu curso, ele pretende mostrar que o pão é um alimento que não deve estar nas mesas apenas como um complemento alimentar. O pão não pode servir apenas como um suporte para colocar o queijo ou empurrar a comida- diz ele.
Muito prazerEmmanuel Bossaleil trabalha no ramo há 20 anos. Ele garante que cozinhar pode ser prazeroso mesmo para aqueles que o fazem diariamente. O primeiro passo, segundo o gourmet, é não ver o ato de cozinhar como uma obrigação. É uma questão de estado de espírito - garante.
Olivier dá outra dica: a pessoa tem que gostar de comer. As pessoas não podem ver a comida apenas como uma necessidade alimentar- avisa. A dupla pretende levar estas idéias para outras cidades do interior do Brasil. O roteiro ainda não está definido, mas segundo Emannuel esta viagem pelo interior do país vai servir de pesquisa para o próximo livro, sem data definida para lançamento.


