Gols de letra
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 01 de maio de 2002
Nelson Sato<BR>Reportagem Local 
Ano de Copa é ano de livros sobre futebol. Foi assim, pelo menos, em 1998. Agora, a um mês do início do Mundial no Japão e na Coréia, as editoras se apressam para desovar seus lançamentos fazendo-os coincidir com a euforia que toma conta do país dos Ronaldos.
Alguns títulos já chegaram às prateleiras, outros esquentam no prelo. A coletânea 90 Minutos de Sabedoria A Filosofia do Futebol em Frases Inesquecíveis (Garamond) acaba de pular da gráfica com potencial para virar best-seller entre cronistas esportivos de memória enferrujada.
O livro, em formato de bolso, foi selecionado e organizado por Ivan Maurício. Reúne o supra-sumo das frases e pensamentos sobre futebol, de todas as épocas e de todas as partes do mundo. O elenco garimpado inclui jogadores, escritores, técnicos, jornalistas, políticos, pensadores, cantores e cartolas.
Entre os nomes presentes figuram Pelé, Romário, Felipão, Vicente Matheus, Dadá Maravilha, João Saldanha, Nelson Rodrigues, Maradona, Garrincha, Vinícius de Moraes, Casagrande, Tom Jobim, Albert Camus, José Trajano, Tostão, Sócrates, Ruy Castro e Millôr Fernandes. Consultá-lo é mergulhar na sabedoria popular.
Se o leitor tem dúvidas sobre quem eternizou a máxima futebol é uma caixinha de surpresas, fica logo sabendo que o autor é Benjamim Wright, fundador da Rádio Nacional e pai do ex-árbitro e hoje comentarista de TV José Roberto Wright. Se esqueceu quem cunhou o célebre aforismo a melhor defesa é o ataque, basta abrir na página 10 para lembrar-se de Gentil Cardoso, técnico da Seleção Brasileira em 1959 e inventor também do termo zebra.
A lista de gafes não poupa Vicente Matheus, folclórico dirigente corintiano que aqui é resgatado com a frase O difícil, vocês sabem, não é fácil. O atacante Jardel também paga mico com a impagável Clássico é clássico e vice-versa. Neném Prancha, considerado o filósofo do futebol brasileiro, assinala que jogador brasileiro não vai ter problema no México, não! Tudo já morou em favela, não pode se queixar de altitude.
Dadá Maravilha, o irreverente centroavante que fez 926 gols ao longo da carreira, é destaque com várias de suas tiradas bem-humoradas. Há três poderes na Terra: Deus no céu, o Papa no Vaticano e Dadá na grande área, disse ele certa vez. Somente três coisas param no ar: o beija-flor, o helicóptero e o Dadá, sapecou em outra ocasisão.
Romário, criticado por cair em noitadas, argumenta que não adianta dormir cedo e não jogar porra nenhuma. João Saldanha acrescenta que se concentração ganhasse jogo, o time da penitenciária seria campeão invicto. Com 134 páginas, o livro traz no final um quem é quem apresentando pequenos perfis dos autores das frases coletadas.
Serviço
90 Minutos de Sabedoria A Filosofia do Futebol em Frases Inesquecíveis. Seleção e organização de Ivan Maurício. Editora Garamond (telefone (21) 2224-9088).


