Você já deve ter falado ou até mesmo ouviu algum jovem à sua volta usar as expressões “spoiler”, “selfie” e “dar biscoito”. Pois é, nessa última década vimos a internet aumentar seu alcance rapidamente para 134 milhões de brasileiros.

Contudo, se estas expressões lhe parecem estranhas, isso significa que você está totalmente por fora das gírias mais populares na internet. A década de 2010 trouxe um novo vocabulário para o cotidiano, palavras que para quem nasceu antes dos anos 2000 são totalmente incompreensíveis.

Foi pensando nisso que separamos algumas expressões para você entender o que os jovens estão falando ao seu redor, sem ficar perdido. Entre as mais usadas e mais conhecidas ultimamente, está a palavra ‘stalker’ ou ‘stalkear’. Derivada do inglês ‘to stalk’, ela significa ‘perseguir’ ou ‘investigar’. Na vida real isso parece tanto quanto perturbador, mas a expressão é mais usada para dar aquela bisbilhotada no perfil do seu ‘crush’.

No vasto mundo da internet, a expressão que também vem dando o que falar é o ‘dar biscoito’, que é uma forma de chamar a atenção nas redes sociais. Por exemplo, você está no Instagram e se depara com a foto de algum corpo sarado e na legenda está “gordinho...precisando emagrecer um pouco”, de forma bem óbvia essa pessoa está pedindo elogios pelo seu corpo sarado e querendo garantir seus likes. Essa expressão é bastante usada em tom de deboche nas redes sociais para as pessoas que estão buscando reconhecimento e querendo chamar a atenção.

Voltando a falar sobre em ‘crush’, está aí outra expressão vinda do inglês bastante usada entre os jovens. Ter um ‘crush’ significa ter uma ‘quedinha’ por alguém, sendo esta pessoa do meio comum, como um ‘crush’ da academia ou da faculdade, ou alguém muito famoso.

Em contraponto ao ‘crush’, existem os ‘contatinhos’ que são os contatos de pessoas que você tem salvas no seu celular e que só procura quando está de bobeira. O ‘contatinho’ é alguém que você procura somente para se divertir e que não nutrem sentimentos mais sinceros, como para os ‘crushes’.

Mas para que se consiga um ‘contatinho’ é preciso ‘vir de zap’. Outra expressão tanto quanto sincera para pedir o WhatsApp de alguém, sempre vem acompanhada com uma cantada bem humorada no final, quebrando a tensão e a vergonha de lado. O famoso ‘oi, sumido’ também é o gancho preferido dos ‘contatinhos’ que sempre desaparecem e, de forma misteriosa, querem voltar a puxar um assunto e desenrolar um ‘date’. O ‘date’ também nada mais é do que um simples encontro.

Dentre as mais usadas após um ‘date’ está a gíria ‘shippar’. Ou seja, é torcer por um casal, seja nos filmes, séries ou na vida real. Temos também a expressão ‘gado’ que é o famoso ‘pau mandado’, ou seja, é aquela pessoa que faz tudo que os outros pedem e não tem personalidade própria.

Essas são apenas algumas expressões, basta você explorar o Twitter, Instagram e o Facebook para encontrar várias delas. No meio musical, nas comunidades e nos movimentos são usadas muitas expressões que podem facilitar ou tornar mais difíceis a compreensão das conversas. Contudo, chega até ser engraçado quando se descobre o real significado de cada uma. Isso não torna o português menos rico, pelo contrário, ele se expande e torna-se cada vez mais popular, fazendo com que tudo seja adaptado, moderno e até mesmo engraçado.

EXPRESSÕES MAIS USADAS

Biscoiteiro: pessoa que quer chamar a atenção nas redes sociais

Crush: pessoa por quem sente atração e que pode ser do meio comum ou alguém famoso

Contatinhos: pessoas que alguém salvou no celular, mas que só procura quando está de bobeira

Shipar: torcer por um casal, seja na vida real ou nos filmes

Stalkear: perseguir ou investigar alguém

Gado: o famoso "pau mandado'

Supervisão: Célia Musilli/ Editora da Folha 2