Genet e a degradação moral
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Nelson Sato<br> Reportagem Local 
A obra do escritor Jean Genet (1910-1986) serviu de base para a primeira de três montagens de formatura de 2010 do curso de Artes Cênicas da UEL. ''Um Santo às Avessas'' estreia hoje, às 20h30, na Usina Cultural, em Londrina, com reapresentações amanhã, sábado, domingo e nos dias 30 de setembro, 01, 02 e 03 de outubro.
O espetáculo foi construído a partir de leituras feitas pelos atores de dois livros do autor francês: ''Diário de um Ladrão'' e ''Pompas Fúnebres''. Durante o processo de criação, o elenco pinçou trechos das narrativas para desenvolver células de interpretação. Em seguida, costurou os conflitos dos personagens e das duas tramas.
Ao elaborar a encenação, descobriram nas obras dois ambientes reveladores de degradação moral dos personagens: o banheiro público e o cemitério. São os lugares, transformados num único espaço simbólico, onde transcorre a maioria das ações da peça. O resultado agradou ao diretor Aguinaldo de Souza, que contou com Renata Santana como assistente: ''Apesar de jovens, os atores conseguiram imprimir uma densidade à dramaturgia'', diz.
O elenco é formado por Ana Márcia Antunes, Eidglas Xavier, Franco Guidoni, Lucas Godoy, Jeferson Torres, Jodair Moreno, Natalia Viveiros, Rafael Garcia, Raoni Carricondo e Robson Fabrini.
Serviço:
- Espetáculo Um Santo às Avessas, com a turma de formatura do curso de Artes Cênicas da UEL
Quando - De hoje a domingo e de 30 de setembro a 03 de outubro, às 20h30
Onde - Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, nº4159), em Londrina
Quanto - 1 desifetante ou 1 fardo de papel higiênico


