Com o friozinho de volta, nada como saborear a velha bebida à moda indiana



  Curitiba – A culinária indiana consegue o que nenhuma outra é capaz e com pioneirismo. Ela transforma o trivial em iguarias, em pratos extremamente saborosos, exóticos, perfumados e coloridos com tal destreza que conquistam o paladar e estimulam os sentidos. É na gastronomia da Índia que diversas outras costumam recorrer para beber da sua riqueza e se renovarem. O segredo dessa alquimia está nas especiarias. Produtos que já tiveram seu peso vendido a ouro e, ainda hoje, detém esse valor dentro da cozinha.
  Foi assim que o chá preto ganhou uma versão pra lá de sedutora e revigorante. À bebida simples foi acrescentada não apenas uma especiaria, mas uma mistura delas, chamada de massala. Para finalizar o preparo, as proporções de água são iguais as de leite, tornando-a mais nutritiva e levemente cremosa. Daí nasceu o chai (lê-se tchai), bebida facilmente encontrada nas ruas daquele país. Além de sabor e aroma acentuados, o chai tem função digestiva e revitalizante no organismo. Recomenda-se tomá-lo de manhãzinha, depois do almoço, ou no final da tarde.
  A receita original do chá indiano leva chá preto, canela em pau, cravos, pedaços de gengibre, pimenta do reino em pó (para quem gosta), cardamomo e uma pitada de cúrcuma. ‘‘Deve usar só uma pitadinha de cúrcuma mesmo para não encobrir o sabor das outras especiarias’’, ensina Nrhari Devi Dasi, uma das proprietárias do Gopala Prasada, tradicional restaurante indiano, que existe em São Paulo há 11 anos. Lá, ainda é servido o chai massala, outra receita da bebida, de sabor e aroma mais fortes.
  Todos os ingredientes são fervidos juntos por cerca de 20 minutos e o açúcar só deve ser acrescentado após cinco minutos de desligado o fogo. ‘‘É preciso observar este tempo para evitar que a acidez do açúcar talhe o leite. O chai ajuda na digestão, além de ser muito gostoso’’, disse Nrhari, que no seu restaurante, trocou o chá preto por jasmim em flor. No mesmo endereço do Gopala Prasada, funciona uma mercearia de especiarias (11 3283-1292), que oferece produtos elaborados pela própria casa, como o chai em pó e instantâneo, que já contém o leite em pó e as especiarias trituradas, pronto para misturar na água quente.

Chai
Ingredientes
Duas colheres de sopa de jasmim em flor ou dois saquinhos de chá preto
1/4 de litro de leite
1/4 de litro de água
Dois paus de canela
Quatro vagens de cardamomo macerado
10 cravos da Índia ou duas estrelas de aniz
1 pedaço de gengibre (5 centímetros) fesco e macerado
1 pitada de cúrcuma
1/2 colher de café de pimenta do reino moída (opcional)
Açúcar mascavo à gosto
Preparo
Ferva todos os ingredientes juntos, por cerca de 15 minutos, depois desligue o fogo para abrandar fervura. Após cinco minutos, adoce a bebida com açúcar mascavo. Servir ainda quente.
n www.gopalaprasada.com.br

mockup