Célia Musilli
Reportagem Local
  Ninguém sabe quem nasceu primeiro: se o ovo ou a galinha. Mas para fazer ‘nascer’ uma omelete, não há mistério. Todo mundo se lembra de alguma receita passada de mãe pra filha, ou de vizinha para vizinha, porque não existe prato mais rápido, pratico e substancioso do que este, que combina ovos batidos com uma infinidade de ingredientes. A versatilidade da omelete talvez seja seu grande trunfo. Fica ótima com o que sobrar na geladeira ou pode ganhar sofisticação com cogumelos e ervas finas. Ela se adapta a mesas ricas ou pobres. Vai bem na casa da mamãe ou no apartamento dos solteiros onde ninguém sabe cozinhar.
  Além de versátil e simples, ela é também bonita, a ponto de ter inspirado uma cena inesquecível no filme ‘‘A Grande Noite’’, de Stanley Tucci e Campbell Scott. O filme é um passeio gastronômico que mistura emoção e sabor, conta a história de dois irmõas italianos, Primo (Tony Shalhoub) e Secondo (Stanley Tucci), que montam um restaurante em Nova Jersey, nos anos 50. Claro que os clientes são poucos e as dívidas muitas. Mas, Primo, o mais sonhador dos irmãos, faz da paixão pela comida um motivo para persistir, contrapondo-se a Secondo que é mais racional. Quem se deleita é o espectador que percebe que também existe ‘‘alma’’ no preparo dos alimentos. Porque quem pensa que cozinha é só lugar de frituras e pratos sujos ao fim da refeição está enganado. Cozinha também serve para fazer terapia, sonhar ou dar asas à imaginação transformando qualquer prato - dos simples aos sofisticados - numa obra-prima.

Veja a seguir, duas receitas de omelete. A primeira é a mesma do filme ‘‘A Grande Noite’’ (www.sensibilidadeesabor.com.br); a segunda leva cogumelo shiitake, uma especialidade facilmente encontrada nos mercados de Londrina graças ao talento dos cultivadores japoneses que integram muitas novidades à nossa mesa. O cogumelo shiitake pode ser encontrado seco ou fresco, é relativamente barato e, em matéria de sabor...hummm, é coisa dos deuses.



Omelete
‘A Grande Noite’

4 ovos
1/3 de xícara de leite
1 colher de chá de erva-doce
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de queijo parmesão
azeite de oliva

Modo de fazer
Primeiro bata só as gemas e acrescente aos outros ingredientes. À parte bata as claras - para deixar a omelete mais leve - e acrescente delicadamente à primeira mistura. Em fogo baixo, numa frigideira untada com azeite de oliva, espalhe a mistura e deixe cozinhar até que se solte. Com a ajuda de uma espátula, transfira a mistura para um prato raso e depois devolva à frigideira untada para cozinhar do outro lado. Sirva com pão, no café da manhã ou no lanche da tarde.
Receita com shiitake
100 gramas de cogumelo shiitake
3 ovos
meia cebola sal e pimenta do reino a gosto azeite e ervas finas

Modo de fazer
Retire os cabinhos do cogumelo shiitake e corte em tiras finas (se usar os cogumelos secos, lembre-se de deixá-los de molho em ágiua fria, pelo menos por meia hora, para que fiquem macios). Pique a cebola e ponha para fritar em azeite junto com os cogumelos até dourar. Numa tigela, bata os ovos, com uma colher de sopa de água, e junte ao refogado na frigideira. Frite a omelete até o ponto da sua preferência, virando a mistura com arte para cozinhar dos dois lados sem quebrar.

mockup