Da Redação
Filé mignon para todos os gostos. É o que promete o restaurante Palatar, que além da carne bovina serve ainda peixes e camarões. A casa foi inaugurada recentemente no Jardim Schaffer, em Curitiba, numa antiga residência de 1929 que foi totalmente restaurada.
A decoração trouxe requinte ao ambiente, com capacidade para abrigar 76 pessoas, com cadeiras de junco e duas lareiras. O prato principal é o mignon grelhado, em porção de 300 gramas, com molhos diversificados que podem englobar desde o poivre vert au conhaque, Villa-Lobos (palmito, aspargo e champignons) até o provençal com escargots.
Os acompanhamentos incluem batata palha, arroz, e tomates gratinados com catupiry. Entre os destaques do restaurante está o mignon ao pomodori, com molho de tomates italianos. Mas a casa também oferece frutos do mar e diversos pratos de camarão, como o camarão ao champanhe, com molho de champanhe e champignons; Martha Rocha, com molho rosé e catupiry, gratinado com clara em neve; Mary Stuart, com molho de creme e champignons, entre outros.
Quem preferir peixes, vai encontrar variedade em pratos como à belle meuniere, grelhado com molho de manteiga, alcaparras e champanhe com
camarões; Amêndoas, grelhado na manteiga com molho de amêndoas e limão; ou
com Camarão, com peixe grelhado, manjericão, azeitonas pretas, tomates italianos e vinho branco.
Outro destaque da casa são as entradas, que trazem escargots, coração de alcachofra e camarões à milanesa. O destaque das sobremesas é a manga grelhada com calda de laranja, mas as opções se estendem ao agridoce tabasco, frutas flambadas e sorvetes com caldas quentes.
O lugar também dispõe de espaço com lugares para 30 pessoas para jantares executivos ou festas, com móveis do início do século. A decoração traz ainda reproduções de obras de Picasso, e cadeiras escolhidas pessoalmente pelo dono do restaurante.
Os pratos também obedecem à meticulosidade, feitos especialmente para
acomodar peixes e carnes bovinas.
Restaurante Palatar – De segunda a sábado, a partir das 19h30. Avenida Desembargador Hugo Simas, 2.617, Jardim Schaffer, em Curitiba. Telefones (41) 338-8898 e (41) 338-6758.