Batido, mexido, puro, com gelo ou limão; não importa de que maneira você prefira saborear o seu coquetel preferido, por detrás dos seus melhores goles estão deliciosas misturas, combinadas harmoniosamente para agradar - e surpreender - os paladares mais diversos. ''Para criar um novo drinque, é preciso partir de uma inspiração da gastronomia. Por exemplo, podemos pegar uma sobremesa característica e criar uma bebida que capture aquele sabor. Nós também fazemos isso partindo do sabor do café ou de alguma pimenta específica'', revela o barman paulistano Renan Tarantino, responsável pelo cardápio exclusivo de bebidas do Barzera, bar gastronômico recém inaugurado em Londrina.
''Nosso objetivo é montar uma carta de coquetéis vanguardista; um conceito novo para drinques. Essa alta coquetelaria é bastante comum em São Paulo, no Rio de Janeiro e nas grandes capitais turísticas do Brasil, que por sua vez, importam tendências da Europa e Estados Unidos'', ensina o barman, enquanto remexe, concentrado, nos ingredientes espalhados em seu balcão. ''O que está muito em voga no dia de hoje é o estilo burlesco, vintage. A moda também interfere bastante no trabalho criativo da coquetelaria'', explica Tarantino.
Alguns segundos depois, está pronta a receita do delicioso - e mundialmente famoso - Cosmopolitan, uma mistura equilibrada de vodka, cointreau e sucos de cranberry e limão. Além do sabor forte envolto por um agradável aroma cítrico, a apresentação visual da bebida também é surpreendente. ''A tentativa é a de reproduzir o glamour de um drinque antigo, da época da Lei Seca (ver info). Esse foi o início da coquetelaria mundial; a diferença é que os destilados daquele tempo tinham uma qualidade muito ruim, e os de hoje são deliciosos'', aponta o barman, já selecionando outros ingredientes para uma segunda dose. ''O que também está na moda é a tendência 'conto de fadas'. Conseguimos observar isso através do lançamento de filmes como ''A Menina da Capa Vermelha'' e ''Alice no País das Maravilhas'''', explica Tarantino, justificando o seu apelido cinematográfico.
Assim, em um passe de mágica, está pronto o ''Sweet Pepper'', receita criada ali, na hora, especialmente para a reportagem da Folha de Londrina. ''É uma homenagem, um coquetel com sabor diferente, com a pimenta para deixar um tom mais vermelhinho'', revela o barman, enquanto ajeita cuidadosamente o detalhe da pimenta biquinho, enfeitando a borda da taça Martini. Transitando entre o apimentado, o cítrico e o açucarado, o coquetel carrega um sabor peculiar, que aguça o paladar pela complexidade de seus ingredientes, com destaque para o pimentão e folhas de manjericão. ''É uma alquimia. O segredo está na quantidade de cada elemento. Errou em um detalhe, o sabor já é diferente'', completa, orgulhoso pela sua mais nova criação. Um brinde!
Serviço - Barzera (Rua João Huss, 74. No 3º andar do EcoMercado Palhano)

Imagem ilustrativa da imagem GASTRONOMIA - Um brinde ao sabor