Existem bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores. Na semana em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, erga sua taça e faça um brinde, dedicado especialmente à delicadeza, independência e conquistas femininas. Seja através do encanto, da atitude ou do paladar, elas já dominaram o mundo.
Para celebrar a Semana da Mulher, a FOLHA pediu sugestões de coquetéis para dois especialistas em Londrina, que prepararam misturas voltadas especialmente para agradar à preferência feminina. ''Na regra geral, as mulheres gostam de coquetéis mais refrescantes, mais suaves e saborosos'', afirma Diego Grano, que já comandou a criação de bebidas no bar Da Silva, e hoje é responsável pelo design gráfico da casa. ''As cores, as formas e a apresentação de um drinque também são muito importantes. A bebida é, em primeiro lugar, visual. Você precisa olhar e querer'', ensina, enquanto compõe, com habilidade, as camadas e os enfeites no copo.
Mais do que apenas um copinho bonito, a receita original de Summer Splash combina o sabor tropical de coco, laranja e abacaxi, revelando uma sensação refrescante, docinha, e que é perfeita para ser apreciada em dias quentes. ''Outra coisa importante, com a qual acredito que as mulheres tenham mais sensibilidade, é o aroma do drinque. Elas prestam mais atenção no cheiro e na montagem'', explica Grano, exaltando o perfume cítrico da sua receita. Mas não se engane com toda essa maquiagem. ''Essa bebida tem alto teor alcoólico, aprecie com moderação'', adverte, sorrindo.
Adaptando uma receita mais tradicional, o barman Lawrence Miyamoto, responsável pelos drinques no Beer House Bar, apostou no clássico sabor do Sex on The Beach. ''Este é um sabor tropical e exótico. Não é forte nem fraco. É equilibrado, e deliciso'', indica. Com experiência internacional na preparação de bebidas, Miyamoto já ministrou aulas de coquetelaria em diversos bares do Japão e da Alemanha. ''Com essa experiência lá fora, aprendi muito sobre o paladar feminino. Hoje, existem mais 'barmaids' do que 'barmans' no mercado internacional. Elas dominaram também esta área'', observa.
Com toques cítricos e adocicados espalhados por entre suas três camadas de preparação, o popular sabor do Sex on The Beach é quase unanimidade entre as mulheres. ''No mundo todo, são elas as que mais gostam, e que sempre pedem esta combinação de sabores'', afirma Miyamoto, apontando também as características femininas tanto no consumo quanto no preparo de um coquetel. ''Elas reparam mais nos detalhes. Na parte estética, o drinque tem que estar bonito, com cores atrativas. Para agradar as mulheres, é necessário também caprichar no aroma e nos enfeites, além de disfarçar qualquer gosto forte de álcool'', ensina.

Imagem ilustrativa da imagem GASTRONOMIA - Um brinde a elas!
| Foto: INFOGRÁFICO


Serviço:
- Da Silva Bar e Petiscaria - Rua Prof João Cândido, 868
- Beer House Bar - Rua Professor João Cândido, 872

mockup