GASTRONOMIA - Todo o frescor das saladas
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 16 de outubro de 2002
Célia Musilli<br> Reportagem Local 
Alface, pepino e tomate formam a salada básica do brasileiro. Mas com os termômetros batendo fácil os 35 graus, nada melhor do que aproveitar a grande produção de verduras e legumes de algumas regiões do País e comer à vontade estas delícias que são fonte de sáude e, ainda por cima, não engordam. No verão nada melhor do que uma salada fresquinha acompanhada de carnes grelhadas ou, quem sabe, sem outro acompanhamento a não ser os temperos de praxe. Claro que nem toda salada tem poucas calorias. Se contar com batatas, ovos ou camarões vai somar pontos na balança. Mas folhas verdes, legumes cozidos em água e sal, azeite e suco de limão não fazem mal a ninguém. Mesmo que azeitonas e palmitinhos venham somar sabor a prato tão leve.
Nesta época, os restaurantes investem nos bufês de saladas. Em Londrina, o Dá Licença geralmente tem opções fresquíssimas acrescidas de ingredientes especiais como o kani kama - conserva salgadinha de carne de siri ou peixes diversos - salsão ou pitadas doces de passas e cerejinhas. Tudo vai muito bem com os molhos a vinagrete, à base de iogurte e outras criações da casa. Na mesma linha, o Tatanka e o La Gôndola capricham nas entradas verdinhas. Casas tradicionais como a Pizza Hut também deixam de lado a exclusividade das massas para oferecer várias saladas como complemento. E as churrascarias não vivem só de picanhas e costelas. Para muitos clientes o melhor do Galpão Nelore - tradicional churrascaria da cidade - são as fartas saladas. Mas se você quer mergulhar num mundo de clorofila, a pedida é o restaurante chinês e vegetariano Tshu Shin Yuen que, além dos legumes, tem gostosuras exóticas como raízes e algas.
Em Curitiba, o restaurante Caffe Maria é um dos que substituem pratos encorpados por saladas leves e coloridas que vão bem com o filé de salmão grelhado ao molho de vinho tinto e especiarias, laranja ou alcaparras. Mas se a preguiça é tanta que não dá vontade de sair de casa, faça você mesmo um prato rápido e refrescante. Anote.
Salada mista com iogurte
1 maçã/ suco de 1/2 limão/ 1 laranja e meia/ 1 xícara de chá de iogurte natural/ 1 xícara de chá de uva itália/ 3 xícaras de repolho branco picadinho
Modo de fazer
Corte a maçã em quadradinhos de 1 cm e molhe com o suco de limão para não escurecer. Descasque a laranja e reserve alguns gomos. Tire o suco da metade da outra laranja e misture com iogurte. Reserve. Corte cada uva pela metade e retire as sementes. Reserve. Coloque o repolho picado numa saladeira e junte os demais ingredientes: a maçã, os gomos de laranja, o iogurte com a laranja e as uvas. Misture bem e sirva.


