Num pedaço de papel uma receita escreve uma história de Natal com sabor da tradição alemã - uma das culturas que mais manifesta o espírito natalino à mesa e em símbolos como enfeitar árvores, hábito que começou entre os germânicos.

Cada família alemã tem as suas receitas natalinas guardadas com o mesmo carinho dos enfeites da árvore de Natal, como acontece na casa de Wautraud Baudenbacher.

A mais antiga torta do mundo, a Linzer Torte, criação da cidade de Linz, na Áustria, às margens do Danúbio, não pode faltar na ceia da família de Wautraud, recheada com a história de uma receita escrita há mais de 50 anos pela mãe da dona de casa, uma imigrante do Sul da Alemanha.
Seguindo os passos da receita da ceia, Wautraud volta aos natais da infância. Na antiga casa da família no município catarinense de Benedito Novo, o pinheiro natural ornamentado com enfeites que a mãe imigrante trouxe da Alemanha reacendia as histórias natalinas narradas pelo pai, que imigrou da cidade alemã de Schwabish Gmund.

É ao redor da mesa e de uma Linzer Torte que essas histórias natalinas são contadas às novas gerações da família de Wautraud.

Com a receita na mão, Wautraud garante que a torta e o Apfelstrudel, uma espécie de rocambole de maçã, têm o sabor do Natal.

''Todos gostam da Linzer Torte, que na família é tradição de presente. Enviamos até pelos Correios aos amigos e parentes distantes. Quando convidamos alguém para passar o Natal com a gente, logo pergunta se terá a Linzer Torte'', conta Wautraud.

A receita é simples, mas bastante condimentada. Castanhas do Pará podem substituir as nozes. Uma colher de rum - bebida de características refinadas e aroma suave e que é chamada de ''vinho de açúcar'' - desafia o paladar.

Na culinária de temperos fortes, as famílias alemãs também guardam segredos das suas receitas. Wautraud abre mão deles na Linzer Torte.

Ela ensina que a torta pode ser feita no mesmo dia em que será consumida. Porém, o ideal é preparar o prato pelo menos 10 dias antes para realçar os condimentos. No mais é esperar os cumprimentos pelo cardápio delicioso e ''Frohliche Weihnchten'' (Feliz Natal).

Linzer Torte
250 gramas de margarina
250 gramas de açúcar
250 gramas nozes ou castanhas do Pará picadas
400 gramas de farinha de trigo
2 colheres de café de fermento em pó
1 pitada de canela em pó
1 pitada de cravo
1 de noz-moscada
2 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de rum
1 ovo
1 gema para pincelar
Modo de fazer
Coloque numa tigela a farinha, o fermento em pó e a margarina, incorporando tudo até formar uma farofa. Faça uma cova, coloque os condimentos, o açúcar e o ovo, misturando tudo até formar uma massa. Deixe descansar por meia hora. Pegue 2/3 da massa, abra com o rolo e forre uma forma. Cubra com a geleia de morango (ou da sua preferência) e espalhe. Corte o restante da massa em tirinhas e cubra a geleia fazendo uma treliça. Pincele com gema. Asse em forno médio por 50 minutos.