GASTRONOMIA - `Macarrão´ fast-food
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 08 de fevereiro de 2013
Ana Paula Nascimento<BR>Reportagem Local 
No corre-corre da vida moderna, é cada vez mais comum as pessoas não terem tempo para almoçar em casa. Uma refeição rápida e saudável acaba sendo um desafio, principalmente para aqueles que não são adeptos de levar ao trabalho a refeição preparada em casa, a velha marmita. E se a ideia é fugir dos lanches rápidos e dos restaurantes self-service, a novidade é optar por uma massa preparada na hora, em poucos minutos, com os ingredientes e molhos da sua preferência. E para não ficar com a consciência pesada quanto ao quesito "calorias", as variações são muitas para uma refeição benéfica à saúde.
Na Famiglia Sanfelice a tradição dos homens comandarem a cozinha vem de longa data e há quatro anos abriu uma das primeiras spaghetterias de Londrina. Hoje, além da loja do Armazém da Moda, inauguraram recentemente uma unidade no São Paulo Towers e uma franquia no Shopping China, no Paraguai.
Com a proposta de que o "cliente seja o chef", oito tipos de massa secas e recheadas, grano duro e de produção caseira, são disponibilizados, inclusive o penne integral. Todo o processo de preparo rápido das massas (pré-cozidas e congeladas) é acompanhado pelo cliente - por meio de um balcão envidraçado - que pode escolher os molhos e ingredientes como acompanhamentos (de 4 a 8, conforme o tamanho do prato escolhido). Há três tamanhos de prato: bambino, da mama e da nona, a porção mais generosa, como o próprio nome já sugere.
"Queremos que o cliente realmente coma bem, com fartura, oferecendo uma opção saudável na correria do dia a dia. É um fast-food, mas que procura manter a tradição da cantina italiana", destaca Sonis Barbosa, que é sócia-proprietária da casa juntamente com o seu marido Airton Cachonis, descendente da Famiglia Sanfelice.
"Não temos uma grande variedade de molhos e acompanhamentos, mas privilegiamos a qualidade da massa e dos produtos, inclusive do queijo parmesão fresco, que na verdade é o nosso ingrediente de custo mais caro servido em porção fracionada
ao cliente", acrescenta ela, lembrando que as receitas dos molhos (ao sugo, branco, bolonhesa e quatro queijos) são receitas de família. Eles também possuem uma estrutura móvel que possibilita o preparo de massas rápidas em diversos tipos de eventos sociais.
"A ideia desse tipo de negócio surgiu quando conhecemos a rede Spoleto, em São Paulo, que foi precursora no Brasil dessa proposta. Gostamos porque eu e o meu marido sempre divergíamos na hora de escolher um prato. Dessa forma, dá para respeitar a individualidade de cada um, já que o cliente pode brincar com as diversas combinações", comenta Sonis, que já fez vários cursos de gastronomia e costuma orientar os clientes sobre as combinações mais saborosas.
Uma das suas sugestões é o nhoque de batatas (indicado para pessoas intolerantes ao glúten, já que não há nenhuma adição de farinha de trigo) acompanhado de ervilhas frescas, frango desfiado, queijo gorgonzola, tomate seco, uvas passas e molho rosé (branco e ao sugo). Outra sugestão, desta vez menos calórica, é o fettuccine com legumes ao molho rosé.
Combinações saborosas
Já no Dom Vito, em atividade há dois anos no Royal Plaza Shopping e sob nova direção há quase dois meses, 29 combinações de massas (incluindo nhoque de batata e de mandioca) são ofertadas ao cliente que acompanha também todo o processo de preparo, que dura em média 8 minutos. Apesar das combinações já serem pré-definidas, os clientes podem fazer algumas substituições de ingredientes. No local, também são servidos risotos e grelhados. O cardápio novo ainda contempla lasanha e rondelli.
Entre as opções oferecidas, massas preparadas com salmão (Del Mare) e apenas com legumes (Vegetariano). Mas o sabor mais pedido é definitivamente o Bolonhês, com molho bolonhesa, bacon, milho, ervilha, azeitona, cebola e alho, conta Paloma Fernanda de Paulo, que divide a sociedade do negócio com Cláudio Yin Chi Lai.
Outro sabor bastante pedido é o D´Anna preparado com molho branco, frango desfiado, bacon, brócolis, tomate em cubos e cebola. A casa também tem a tradição de oferecer três tipos de combos em promoção. "Isso é bom para o cliente que quer comer aqui mais de uma vez por semana", lembra Paloma. Há também versões kids das combinações, que incluem meia porção de massa, nuggets e um pequeno refrigerante.
Os molhos ao sugo, bolonhesa, branco, rosé e quatro queijos - são todos produzidos no local e as massas são divididas em porções e congeladas após o pré-cozimento. Depois que o cliente opta pela sua combinação preferida, a massa é escaldada em água quente. "Preservar o ponto certo da massa, que é grano duro, e dos ingredientes são alguns dos nossos desafios. Também tomamos cuidado com o sal e deixamos os molhos mais neutros", acrescenta Paloma. "Há uma grande variedade de ingredientes e pratos diversos, com várias opções saudáveis e menos calóricas para uma refeição rápida", pontua Paloma.
Serviço:
Dom Vito R. Mato Grosso, 310 Royal Plaza Shopping. Tel. (43) 3027-4522.
Famiglia Sanfelice Av. Tiradentes, 1.411 Box 04 Armazém da Moda. Tel. (43) 3344-5858 / R. Piauí, 399 Box 43. Tel. (43) 3337-5858.



