GASTRONOMIA - Leve, gostoso e muito nutritivo
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007
Liliana Onozato<br> Reportagem Local 
Há quem considere o Carnaval um período propício para se cometer abusos, inclusive gastronômicos, sem peso na consciência. O menu vai desde acarajé e segue pela feijoada completa, com direito a fartos goles na caipirinha. Do outro lado estão aqueles que optam por alimentos mais leves, que podem ser ingeridos antes, durante e depois da folia. E, claro, sem passar muito tempo na cozinha.
Uma boa pedida é o sanduíche de kani com palmito, receita rápida e que vai ao encontro do calor típico do verão. Em japonês, a palavra kani significa caranguejo, pois o produto é aromatizado com extrato ou carne desse crustáceo. Atualmente, seu principal componente é o surimi, ou seja, uma massa feita com carne de pescado.
Não à toa é um alimento rico em proteínas, nutrientes que participam na composição de hormônios e enzimas, e é fundamental para o equilíbrio do organismo. Já o palmito, além de saboroso, é um grande aliado das dietas alimentares: pouco calórico, rico em fibras e vários nutrientes. Para completar a parceria, folhas de agrião (que podem ser substituídas por folhas de rúcula ou escarola) e rodelas de tomate, que concedem um tom, digamos, mais light e aumentam as fibras na receita.
Sanduíche de kani com palmito
Ingredientes
- 2 bastões de palmito bem picados
- sal a gosto
- 6 bastões de kani-kama desfiados
- folhas de agrião a gosto
- 4 fatias de pão diet
- 1 colher (chá) de mostarda
- 4 colheres (sopa) de creme de leite light
Modo de preparo - Em uma tigela, misture o palmito, o creme de leite e a mostarda e tempere com sal, se necessário. Espalhe a pasta de palmito sobre as fatias de pão. Sobre uma parte coloque o kani desfiado, cubra com o agrião e feche o sanduíche. Embrulhe em papel-alumínio. Dica: servir gelado.
Rendimento:
- duas porções
Outra opção para sanduíche é aliar o Kani com legumes. O resultado é muito saboroso, além de manter a disposição para os demais dias de folia.
Sanduíche de Kani com legumes
- 1/4 de pepino
- 3 ramos de rúcula
- 2 fatias de pão de forma integral light
- 4 unidades pequenas de kani kama
- 1 colher de sopa de cenoura ralada
- Meia colher de sopa cheia de requeijão light
- 1 colher de sobremesa cheia de catchup light
Modo de Preparo: Rale a cenoura e o pepino. Desfie o kanikama e lave as folhas de rúcula.Reserve. À parte, misture o catchup com o requeijão. Misture este creme com os demais ingredientes. Disponha sobre as fatias de pão. Acrescente as folhas de rúcula.


