GASTRONOMIA - Cores, aromas e sabores do Mediterrâneo
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Caroline Vicentini<br> Reportagem Local 
Cores solares e aromas do Mediterrâneo aguçam os sentidos na hora de saborear a paella. Originária da região de Valência, na Espanha, a mistura de arroz, legumes, carnes e frutos do mar alimento dos camponeses nos séculos XV e XVI ganhou o mundo e diferentes variações. Há a tradicional, valenciana, que mistura carnes de frango, porco e frutos do mar; marinera (marinheira) elaborada apenas com frutos do mar (camarão, mexilhão, vôngole), negra feita com a tinta que se extrai da lula; e as que são preparadas com um só tipo de carne (frango, coelho, lagosta). Independente dos ingredientes, o que não pode faltar é o azeite, os pimentões, os tomates e o açafrão condimento proveniente da flor de crocus responsável pelo tom amarelado do arroz.
Natural de Málaga, principal cidade da Andaluzia, Maria del Carmen Alarcon Yoshida viu no prato principal das reuniões familiares e dos jantares entre amigos uma forma de ganhar dinheiro. Incentivada por apreciadores dos seus dotes culinários, Maria del Carmen começou há oito anos a vender pratos à base de frutos do mar. A propaganda boca-a-boca deu certo: hoje a cozinheira tem uma clientela fixa, que solicita pratos como casquinha de siri, salmão ao molho de maracujá, além, é claro, da paella o carro-chefe. Estou preparada para atender até 150 pessoas. É só me ligar com pelo menos sete horas de antecedência, informar o número de pessoas que entrego a paella quentinha no endereço indicado, conta. A iguaria vai para a mesa do cliente em uma paellera larga frigideira com dois cabos. O prato é vendido por porção e custa a partir de R$ 35 por pessoa, o pedido mínimo é para quatro pessoas. Não é cobrada taxa de entrega para Londrina.
Como ninguém elabora a mesma receita de paella, a de Maria del Carmen prima pela qualidade dos ingredientes e o respeito às tradições da terra natal, repassadas de mãe para filha. Utilizo o arroz agulha, mesmo sendo mais difícil de dar o ponto. Todos os ingredientes são frescos. Acrescento o açafrão em pó para dar a cor e o em rama para dar o sabor ao prato. O camarão ganha uma textura especial porque é cozido no próprio vapor da panela. Faço questão de cozinhar na paellera porque o formato facilita o mexido do arroz e seus componentes durante o preparo, proporcionando um cozimento por igual. O forno também é espanhol, enumera. Impossível não repetir.
Maria del Carmen já está aceitando encomendas para as festas de final de ano. Mais informações e encomendas pelos telefones: (43) 3341-9625 e 9121-1754.
Paella Marinera
Ingredientes: 600g de arroz/ meio copo de azeite/ 1.200 ml de água ou caldo de peixe/ meio kg de camarão/ meio quilo de lula/ meio quilo de mexilhão/ meio quilo de vôngole/ 1 pimentão vermelho/ 200g de ervilha/ uma cebola grande/ dois tomates/ meia cabeça de alho/ açafrão em rama, açafrão em pó e sal a gosto.
Modo de fazer: Na paellera, colocar meio copo de azeite. Juntar a cebola e o alho e refogar por cinco minutos. Refogar o tomate até dourar. Mexendo sempre, acrescentar o arroz, os mariscos, o camarão, a ervilha, o sal, o açafrão e o caldo. Espalhar todos os ingredientes por igual para que o arroz cozinhe todo ao mesmo tempo. Juntar as tiras de pimentão. Harmonizar com vinho branco. Sugestões de entrada: casquinha de siri, croquete de bacalhau ou salada de rúcula.
Rendimento: Serve 6 pessoas.


