Suave e saborosa, a carne de aves como peru, chester e frango dão o toque especial na ceia de Natal, que pede uma alimentação mais leve por ser saboreada normalmente mais tarde. Uma ceia de Natal organizada com carinho é uma demonstração de afeto para reunir a família em torno de uma refeição repleta de significado especial.
E, na correria da vida moderna, os estabelecimentos que fazem o preparo dos assados sob encomenda para comemorações especiais como Natal e Ano Novo viraram sinônimo de comodidade para os consumidores e também garantia de qualidade do produto.
A preferência pelas carnes varia muito e algumas pessoas costumam dizer que não apreciam a carne de peru por a considerarem mais seca, mas, na opinião de Cássia Furuta, tudo é uma questão de tempero e modo de preparo. Há 27 anos no ramo de assados, a Casa de Carnes Irmãos Furuta chega a utilizar no final do ano 45 fornos, em um rodízio de quatro vezes ao dia, para dar conta das encomendas, principalmente de perus e frangos desossados recheados.
O recheio que leva farofa feita com mandioca cozida moída, bacon de pernil, coração de frango, milho verde, cebola, uva passa e castanhas é uma receita familiar que rende elogios até hoje. Utilizada no recheio de praticamente todas as carnes assadas produzidas no local, é um dos ingredientes principais para garantir a suculência das carnes, principalmente as de aves, que tendem a ressecar mais enquanto são assadas. Aos domingos, a farofa pode ser degustada no Mercado Shangri-lá.
Outro aspecto importante é o "tempo de assar", como lembra Milton Kiyoshi Furuta: "Cada carne tem o seu ponto certo e é preciso ficar de olho, observando sempre. E o ideal é assar as carnes em fogo baixo", recomenda. O cuidado com o sal é fundamental também: "Com exceção do frango, o peru e o chester já são comercializados pré-temperados. Após o degelo, aqui retemperamos essas carnes mas com um tempero suave para deixar a carne mais saborosa", acrescenta.
Da experiência no comércio de carnes, ele conta que realmente há anos o consumo de aves é maior no Natal em comparação com o Ano Novo. "Existe essa superstição de não consumir no Ano Novo nada que cisca, que caminha para trás, que poderia atrapalhar o ano que está chegando. Na dúvida, ninguém quer correr o risco", brinca o comerciante.

Pronto para ir à mesa
Considerado um "frango grande", o chester é resultado de uma seleção artificial de linhagens de uma galinha escocesa para ficar com mais carne nas coxas e no peito e atender um maior número de pessoas. Com sabor bem semelhante ao da carne de frango, vem conquistando a preferência daqueles que priorizam uma ceia farta, mas não fazem questão de comer peru na festa natalina.
No Ponto da Carne, há quase 18 anos uma das especialidades de Ailton Albuquerque Julio é o preparo de chester para o Natal, entre outras carnes, como peru, pernil, leitoa e carneiro. Com as opções de com e sem recheio, o chester assado pode ser montado na travessa do próprio cliente e levar decoração com fios de ovos e frutas. "O prato vai prontinho para ser servido à mesa. Não tem trabalho nenhum para o cliente", pontua Julio. "A maioria das pessoas prefere o chester ao peru, na época do Natal, sendo que as vendas caem em média 50% no Ano Novo, quando muitos londrinenses viajam", explica.
Ele também destaca a importância dos temperos e dos cuidados na hora de assar a carne. "Retemperamos a carne do chester com um tempero bem caseiro, feito com uma mistura batida no liquidificador de alho, cheiro-verde, pimenta-do-reino branca, água, vinagre e pouco sal", orienta. Na hora de assar, a sua dica é usar fogo médio e não colocar papel alumínio para não correr o risco de retirar a pele do chester. Para aqueles que gostam da carne mais dourada, pode-se untar a carne com um pouco de margarina.
A farofa também é citada por ele como essencial para a maciez da carne: "Aqui utilizamos uma farofa que leva milho, farinha de biju, temperos e castanhas, se o cliente quiser. É uma farofa mais agridoce que agrada muito", sugere.
E quitutes à parte, vamos celebrar a vida com quem amamos, adiantando o nosso desejo de Feliz Natal.

Serviço:

Casa de Carnes Irmãos Furuta – Mercado Shangri-lá (R. Visconde de Mauá, 168 – box 68). Tel. (43) 3327-0616
Ponto da Carne (R. Santos, 627). Tel. (43) 3339-6188

mockup