Tudo o que refresca no verão é bem-vindo. Do ambiente arejado à sombra proporcionada pela natureza nas áreas externas, os pratos, sobremesas e bebidas também estão na preferência nessa época. Conhecida como fruta do dragão, a pitaia faz um sucesso e tanto e, dada sua aparência exótica, não passa despercebida na gondola de supermercados, sacolões e até entre os ambulantes que também oferecem o fruto fresquinho.

Cheia de sementinhas e propriedades, hora da pitaia é agora
Cheia de sementinhas e propriedades, hora da pitaia é agora | Foto: iStock

Em média, cobra-se pelo quilo R$15 e, para se ter uma ideia, cada unidade fica em torno de R$7. De sabor doce e suave, para alguns lembra o kiwi e talvez um pouco o melão. A polpa representa 70 a 80% do fruto e pode ser consumida "in natura" ou transformada em geleias, sucos, sorvetes, caldas e doces. Com três variações - branca, vermelha e amarela, tem sua origem na América Latina, é o fruto de um cacto e considerada uma fruta tropical. De baixas calorias e rica em água e fibras, é aliada de dietas balanceadas, auxilia na digestão e seu poder termogênico e antioxidante são reconhecidos. Para quem nunca provou, o período é ideal para degustar e criar receitas personalizadas como essa, um smoothie: bebida espessa, cremosa e refrescante.

***

Smoothie de pitaia

Ingredientes:

1/2 pitaia; 1 copo de água de coco; 1 banana congelada.

Modo de preparo:

Bata no liquidificador a pitaia, a água de coco e a banana congelada. Só isso mesmo. Está pronto para beber!

Dica: Para retirar a polpa da fruta, recomenda-se cortar a pitaia ao meio e remover a polpa com o auxílio de uma colher;

Pitaia, sua linda: tão bonita como saborosa, pitaia rende várias receitas
Pitaia, sua linda: tão bonita como saborosa, pitaia rende várias receitas | Foto: iStock

Suco de pitaia com hortelã

Ingredientes:

200 g de polpa natural de pitaia; 400 ml de água; folhas de hortelã a gosto; pedras de gelo a gosto (opcional).

Modo de preparo:

Com os 200 g de polpa natural de pitaia já separados, leve-os ao liquidificador junto com a água e as folhas de hortelã.

Bata até obter um suco mais ou menos homogêneo. Passar para um copo e finalizar com as pedrinhas de gelo, se assim desejar e sirva.