Chega o calor e saem da mesa os pratos quentes, os condimentos, as comidas pesadas que não combinam nem um pouquinho com a temperatura escaldante. É tempo de refrescar o corpo e essa disciplina começa por dentro, porque de nada adianta acionar o leque e colocar o ventilador no máximo se a feijoada continua como prato básico da estação. Para quem quer manter a saúde - e isso não tem ver apenas com um corpinho bonito - a regra é ficar longe das massas, dar uma folga ao arroz com feijão, evitar as carnes pesadas e investir num cardápio light sem que isso signifique uma dieta de fome. Alimentação é educação do corpo e da mente. Satisfação pode ser encontrada num prato verdejante de salada, em temperos delicados, em sucos e chás geladinhos que, só de olhar, já refrescam. Num país em que frutas e verduras são um escândalo de fartura, de tão bonitas e baratas, ignorar laranjas e pêssegos, agrião, chuchu e beterraba chega a ser pecado. Incluir os vegetais no cardápio da estação é uma questão de coerência. É tão bom sair da mesa sem peso no estômago e na consciência, com a disposição renovada, sem repetir como disco enroscado o desabafo que soa como confissão de culpa: ''Acho que comi demais!''. Você ainda acha? Uma das grandes vantagens de comer com sabedoria é que, além do corpo, a mente também fica leve e a imaginação...voa. Confira a seguir uma receita que não atrapalha em nada os seus ''sonhos de uma noite de verão''.

Tabule refrescante
2 pepinos e 2 cebolas picadas em cubos delicados/ 3 tomates sem sementes também picados/ 1 pé de alface limpa e cortada em tiras/ 1 limão/ folhas de hortelã (ou salsa) uma xícara de chá de trigo para quibe e sal a gosto.
Coloque o trigo de molho em bastante água durante meia hora, torça em pano seco e limpo, depois misture todos os ingredientes picados, temperando com hortelã, limão e sal. Um fio de azeite dá um toque extra de gostosura.

mockup