As crianças vão gostar. Não será surpresa se uma gritaria tomar conta das arquibancadas do Autódromo Ayrton Senna, no próximo domingo, durante o desfile da escola de samba Garotos Unidos da Zona Sul. É que o samba-enredo da agremiação, ''O Fantástico gigante mundo...dos pequenos'', fala justamente do universo mágico que povoa o imaginário infantil.
De autoria de Laé de Cabral, a composição enumera personagens citando de Branca de Neve e Os Sete Anões ao Sítio do Pica-Pau Amarelo - todos representados nas fantasias e carros alegóricos. ''A proposta é apresentar um trabalho original fazendo com que as crianças sonhem, se identifiquem e vejam tudo de forma perfeita'', assinala a presidente da escola Rita Scheffer.
Fundada em 1998, a Garotos Unidos defende as cores vermelho, azul e branco. Conquistou em 2002 seu único título no Grupo A, depois de amargar três anos consecutivos na última colocação. Foi vice-campeã nos últimos quatro anos. A disputa tem sido acirrada tanto com a Gaviões Londrinenses, a papa-títulos, quanto com a Quilombos, que vem encostando nos calcanhares.
Para subir ao topo outra vez, a escola experimentou diversas parcerias e intercâmbios nos últimos anos incluindo aquisições de materiais e colaboração de profissionais de escolas de samba do Rio de Janeiro como a União da Ilha do Governador, a Beija-Flor de Nilópois e a Mocidade Independente de Padre Miguel. Trabalhou também com carnavalescos do Festival de Parintins e da Festa do Boi, ambos realizados no Amazonas.
Para este ano, a Garotos Unidos mirou sua atenção para o tradicional Carnaval dos Bonecos, realizado em São José dos Pinhais (PR), uma semana antes do Carnaval oficial. ''Eles fazem um trabalho fantástico com bonecos gigantes de espumas'', diz Rita, que conheceu a festa através de uma exposição de figurinos montada no Aeroporto Afonso Penna, em Curitiba.
Deslumbrada com o que viu, entrou em contato com os criadores - agrupados em torno da escola de teatro Cia. dos Ventos - e contratou o serviço de seis profissionais através da Secretaria Municipal daquela cidade. ''O que antes era feito artesanalmente pela comunidade, está sendo elaborado por gente do ramo'', salienta. ''Eles começaram a trabalhar em julho do ano passado. Passaram duas semanas em Londrina projetando protótipos para as alas e confeccionando esculturas e adereços no barracão da Usina Cultural. Voltaram agora para construir os carros alegóricos fazendo um trabalho de decoração extremamente detalhista''.
O primeiro carro representará o Sítio do Pica-Pau Amarelo, o segundo virá exibindo alegorias de balas, pirulitos e chocolates; e o terceiro mostrará personagens da Disney, palhaços e Papai Noel. A comissão de frente terá Branca de Neve e os Sete Anões acompanhada da bruxa. Na bateria estarão reunidos Ali Babá e os 40 ladrões. ''Vamos apresentar uma coreografia teatral'' - ressalta Rita.
Neste ano, a escola vai para a avenida com 350 componentes. O mestre-sala será o professor de dança Marquinhos, da Academia Flap, que substitui a Edilson das Mercês, veterano de seis anos de agremiação. A porta-bandeira será Ruana Scheffer, filha da presidente, que estreou no ano passado. Marcos Fidélis, outro que debutou em 2006, foi escalado outra vez para ser o intérprete oficial do samba-enredo.
A bateria contará com 50 ritmistas sob comando de Laé de Cabral, o autor do samba-enredo. ''Ele fazia a voz e tocava cavaquinho. Agora só cuida da bateria, porque precisamos aperfeiçoá-la já que foi o setor que perdemos pontos em 2006'' - pondera a presidente.
Segundo ela, a torcida da agremiação é uma das mais empolgantes do Carnaval de Londrina. ''O pessoal da zona sul vai todo ano, agita e acompanha do começo ao fim. E são eles que nos cobram o título porque, como nós, não aguentam mais a posição de vice. Desta vez, vamos para as cabeças. Só não pode cair um dilúvio no dia, porque boa parte de nosso material é de espuma'' - brinca, espantando a zica. De acordo com o cronograma de apresentações, a Garotos Unidos descerá na avenida por volta de meia-noite. Será a última escola a desfilar.


SAMBA-ENREDO

O FANTÁSTICO GIGANTE
MUNDO...DOS PEQUENOS


Hoje eu quero é mais...viver em paz
E mergulhar...nessa magia
Ser criança...e nesse mundo encantado
Reviver a doce eterna fantasia
...Eu disse que hoje
...Eu disse que vem
Vem...vem...vem...vem
Com a Garotos vem sonhar
Vem sorrir...fantasiar
Vem escolher a sua história
Que hoje vive na memória
Vem...nesse enredo você pode
Ser aquilo que você quiser
No sonho a gente faz o que bem quer
...Eu disse sonhar
Sonhar...sonhar...viajei...
Na odisséia alucinante
Um mundo belo e fascinante
De encantos encontrei
...Eu disse que pode
Pode ser...chapéuzinho...lobo mau...
Do sítio do pica-pau...branca de neve...
Cinderela...Ali-babá e os quarenta ladrões
Ou ser um dos sete anões...bruxa...duende...
Fada bela...pode ser...um anjo
Que caiu do céu...da Disney...oi Papai Noel
Pode o que quiser seguindo o seu coração
Pode até soltar balão...e festa de São João
...Eu disse que hoje’’

mockup