A atriz Zezeh Barbosa está em cartaz em Curitiba, hoje e amanhã, com a comédia ''Eles Preferem as Loiras''. O texto foi escrito por ela, em parceria com Betina Boop e a direção do espetáculo é de Ângela de Barros. As apresentações acontecerão no palco do Teatro Fernanda Montenegro no Shopping Novo Batel.
O espetáculo, inédito em Curitiba, faz a analogia entre a história de Marilyn Monroe nos Estados Unidos e Marilyn Moura, personagem interpretada por Zezeh. A comédia é uma crítica ao racismo, à ''loirização'' da sociedade brasileira e à perda de identidade. Outra atração do espetáculo são as locuções de Miguel Falabela e do cantor e apresentador Netinho de Paula.
A veia cômica de Zezeh Barbosa, explorada diariamente no programa ''Vídeo Show'', torna ainda mais divertida a história de ascenção de sua personagem, Maria Antônia. Negra suburbana, ela perde o grande amor para uma amiga, mas vê tudo mudar quando uma misteriosa doença deixa sua pele totalmente branca. Surge então Marilyn Moura, que passa a ser respeitada no bar em que trabalha, além de conquistar homens poderosos.
Zezeh Barbosa é formada pela Escola de Arte Dramática da USP e tem um respeitável currículo que inclui atuações no cinema, televisão e teatro. Há quatro anos, foi sucesso de público e crítica com a peça ''Sereias da Zona Sul'', de Miguel Falabella. Antes disto, atuou em três montagens de Gabriel Villela: ''Você Vai Ver o Que Você Vai Ver'', ''A Capital Federal'' e ''Mambembe''.
Na televisão, participou das novelas ''Salsa e Merengue'' e ''Brasileiros e Brasileiras'', além dos programas ''Mundo da Lua'', ''Telecurso 2º Grau'', ''Zorra Total'' e, ''Hilda Furacão'' e ''Você Decide''.
Em cinema, atuou em ''Vera'', de Sérgio Toledo, ''Paixão Perdida'', de Walter Hugo Khouri, ''Cronicamente Inviável'' e do ainda inédito ''Bendito Fruto'', de Sérgio Goldemberg, que fará estréia nacional em janeiro de 2002 e do qual é protagonista.


q O espetáculo ''Eles Preferem as Loiras'', de Betina Boop e Zezeh Barbosa, com direção de Ângela de Barros. Hoje, às 21 horas, e amanhã, às 19 horas, no Teatro Fernanda Montenegro/Shopping Novo Batel (Rua Cel. Dulcídio, 517), em Curitiba. Ingressos a R$ 20,00. Mais informações pelo telefone (41) 224-4988