Há exatos dez anos, no dia 17 de abril de 2011, milhões de espectadores em todo mundo pararam na frente da TV para assistir à aguardada estreia da série norte-americana “Games of Thrones”. Em oito temporadas, o seriado bateu recordes crescentes de audiência e se tornou a produção televisiva mais cara e premiada da história. A saga baseada nos livros de George R. R. Martin acumula números expressivos. Rendeu cerca de 1 bilhão de dólares anuais ao canal pago HBO. Conquistou 59 troféus do Emmy. Reuniu aproximadamente 19,3 milhões de espectadores na exibição do episódio final que foi ao ar em 19 de maio de 2019, que foi transmitida simultaneamente para 173 países.

O Nascimento dos Dragões, na primeira temporada,  tem uma das cenas mais lembradas pelos fãs de Games of Thrones
O Nascimento dos Dragões, na primeira temporada, tem uma das cenas mais lembradas pelos fãs de Games of Thrones | Foto: Reprodução

Com altos custos estimados em cerca de R$ 15 milhões gastos em cada episódio, “Game of Thrones” criou uma espécie de clima de Copa do Mundo a cada início e término de temporada. A popularidade foi tão grande que bares de várias cidades ao redor do mundo, incluindo Londrina, atraiam clientes com eventos que tinham como principal atrativo a exibição de estreias e episódios finais das temporadas. O início e o desfecho de cada fase da trama foram responsáveis por recordes de citações sobre a série no Twitter, além da criação de vários grupos de debates nas redes sociais, onde fãs aficionados teciam comentários a respeito dos diversos personagens do seriado.

Baseada nos livros de ficção científica chamados “Song of Ice and Fire” (As Crônicas de Gelo e Fogo, em português), de autoria de George R.R. Martin, “Games of Thrones” narra a guerra de dinastias pelo controle dos continentes fictícios Westeros e Essos. Centrada no Trono de Ferro dos Sete Reinos, o seriado segue um enredo pautado nas alianças e conflitos entre as famílias dinásticas em busca de poder. Enquanto algumas delas competem para reivindicar o trono, outras lutam por sua independência.

O desenvolvimento da série começou em janeiro de 2007 e as primeiras filmagens foram realizadas três anos depois. Ao longo das oito temporadas, a produção realizou filmagens no Canadá, na Croácia, na Islândia, em Malta, em Marrocos, na Espanha, na Irlanda do Norte, na Escócia e nos Estados Unidos. Game of Thrones chegou a ter sete escritores. Os criadores da série, David Benioff e D. B. Weiss, escreveram a maioria dos episódios a cada temporada. Os dois se dividiam na tarefa com um deles escrevendo a primeira metade do roteiro e o outro a segunda metade. Após a conclusão os textos, eles revisavam juntos cada roteiro para fazer anotações e reescrever algumas partes. Todas as temporadas de dez episódios de Game of Thrones tiveram de quatro a seis diretores.

Retratando em forma tridimensional o mundo fictício da série, a abertura de GoT foi contemplada em 2011 com Primetime Emmy Award. Projetado no interior de uma esfera que é iluminada por um pequeno sol, um mapa mostra os locais dos eventos que acontecem em cada um dos episódios que será exibido. Outro elemento marcante são os efeitos sonoros e as músicas produzidas para a trilha sonora do seriado. O compositor Ramin Djawadi criou canções para cada uma das casas principais da série e também para alguns dos personagens principais. As músicas feitas para o seriado ganharam vários prêmios, entre eles o Primetime Emmy Award 2018 de Melhor Composição Musical. Já os rugidos dos dragões foram produzidos pela equipe de sonorização a partir de sons de tartarugas acasalando, golfinhos, focas, leões e pássaros.

As lendárias imagens de batalhas épicas envolvendo lutas pelo poder, traições e dragões, renderam cenas memoráveis nos 73 episódios da série. Pouco antes do lançamento da última temporada, a HBO realizou uma pesquisa em vários países da América Latina para que os fãs elegessem os momentos mais impactantes do seriado.

O Casamento Vermelho: episódio de GoT tem a cena votada como a mais impactante pelos fãs, com a morte em massa de personagens importantes
O Casamento Vermelho: episódio de GoT tem a cena votada como a mais impactante pelos fãs, com a morte em massa de personagens importantes | Foto: Reprodução

Confira abaixo a lista das seis cenas mais votadas:

O Casamento Vermelho (25%)

A Batalha dos Bastardos (11%)

A morte de Ned Stark (9%)

O nascimento dos dragões (5%)

Daenerys emergindo do fogo (4%)

A morte de Joffrey (4%)

Os recordes de "Games of Thrones"

1 bilhão de dólares foi o rendimento anual da HBO com a série

173 países realizaram a transmissão simultânea da série

59 troféus do Emmy foram conquistados pela produção

19,3 milhões espectadores acompanharam o último episódio de GoT

15 milhões de dólares foram gastos em cada episódio

...

Neste mês de abril, a joalheria Fabergè, que cria ovos de Páscoa para casas reais desde 1885, fez uma parceria com a Warner Bros produzindo um ovo icônico inspirado em Games of Thrones. Confira aqui