Futebol na tela
PUBLICAÇÃO
sábado, 05 de dezembro de 2009
Nelson Sato<br> Reportagem Local 
O futebol é tema de uma série de documentários em curtas e médias metragens que abre a programação de hoje, último dia da 11º Mostra Londrina de Cinema. A sessão ''Unidos na Paixão'' começa às 14h no Cine Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85) com a exibição dos filmes ''Coração Pontepretano'', de Márcio Furlan de Faria; ''Fiel Torcida'', de Ivan Nakamura, Dani Libardi, Mabel B. P. Lopes, Ruben Juliano e Daniel Ifanger; ''Juventus - Rumo a Tóquio'', de Rogério Zagallo, Helena Tahira, Andrea Kurachi; ''Loucos de Futebol'', de Halder Gomes; e ''Unido Vencerás'', de Pedro Asbeg.
Às 15h30, será exibido e discutido o longa ''Doses de Rum'', de Claire Denis, no 5º Seminário de Cinema Contemporâneo. Às 17h, ocorre a ''Mostra Olhar Radical'' com a exibição dos longas ''Morro do Céu'', de Gustavo Spolidoro; e ''A Fuga da Mulher Gorila'', de Felipe Bragança e Marina Meliande.
A programação noturna tem início às 20h com a Competitiva Nacional de Curtas, cuja escalação traz os filmes ''O Divino, de Repente'', de Fábio Yamaji; ''Não me Deixe em Casa'', de Daniel Aragão; ''Quarto de Espera'', de Bruno Carboni e Davi Pretto; ''As Sombras'', de Juliana Rojas e Marco Dutra; ''Muro'', de Tião.
Em seguida, ocorre a Competitiva Londrinense com apresentação dos filmes ''À Beira do Precipício'', de Bruno Leite, Carlos Pacheco e Gláucia Medeiros; ''Alimactória'', de Caruh Spisla; ''Ana'', de Edson Godinho, Michel Lúcio e J. Carlos; ''Entre Hiatos'', de Sarah Barbosa; ''Érebo'', de Dilan Ferreira Gama e Guilherme Moraes; ''O Inferno são os Outros'', de Rogério Cavalcante; e ''Resíduo'', de Maína, Nabil e Ricardo Gabriel.
Na sequência, enquanto o júri computa os votos, serão exibidos quatro produções locais: ''Londrina 1959 (releituras)'', de Orlando Vicentini e Rodrigo Grota; ''Bazófia'', de Felipe Augusto; ''Altiplano Pari'', de Mauro D'addio; e ''Paulo Menten'', de Wagner Munhê. Ao fim da noitada, serão anunciados os vencedores e entregues os troféus Udihara para as duas competitivas. Vale ressaltar que toda a programação ao longo do dia é gratuita.


