O projeto “Quarentena com Arte!", da Fundação Cultura Artística de Londrina-Funcart ”é uma verdadeira motivação para quem sabe que precisa ficar em casa, mas não gosta de ficar sem atividade. Tanto que desde o início do isolamento social, como medida de prevenção ao novo coronavírus, a Fundação mobilizou a Escola Municipal de Dança e a Escola Municipal de Teatro, além do Ballet de Londrina, para um programa de atividades virtuais que servissem não só para manter a rotina de estudos dos alunos, como também para servir de prestação de serviço à comunidade.

Aulas virtuais de dança e teatro, palestras e espetáculos em vídeo identificados com a tag #FuncartemCasa são atrações até essa sexta-feira (17). Ao vivo ou gravadas, as práticas recheiam a agenda e podem ser acessadas nas redes também pelos perfis @funcartlondrina e @balletdelondrina. A Funcart é conveniada da Prefeitura Municipal de Londrina e suspendeu suas atividades presenciais pelo menos até o dia 20 de abril, acompanhando decretos municipais.

.
. | Foto: iStock

O Ballet de Londrina continua, pela terceira semana consecutiva, um programa com exercícios físicos diários, orientados pela fisioterapeuta Thaisa Morais e ministrados pelos bailarinos da companhia. Eles trabalham alongamento, relaxamento, fortalecimento – sempre ligados à dança – e incluem práticas de fit dance. A agenda de lives com os bailarinos é a seguinte: quarta-feira (15), às 10 horas, Ariela Pauli (@arielapauli); quinta-feira (16), às 10 horas, Lucas Gabriel (@olucaspalhaco) - fit dance, e sexta-feira (17), às 10 horas, Lucas Manfré (@lucas_manfre).

Pela Escola Municipal de Teatro, os módulos são voltados para a preparação do ator, com foco na voz (técnica vocal) e no corpo (alongamento), reflexões teóricas e formação técnica. Na quarta (15), por exemplo, às 16 horas, o professor de interpretação Zé Henrique (@josehnrq) ministra ao vivo aula de alongamento e preparação para a cena. As atividades são supervisionadas por Silvio Ribeiro, coordenador da EMT.

A Escola Municipal de Dança oferece aos seus alunos, mas também àqueles que já têm alguma experiência em balé ou estudam em outras instituições, aulas públicas de clássico ministradas pelo professor Marciano Boletti (@marcianoboletti). Elas acontecem, para o nível avançado, às segundas, quartas e sextas, às 14 horas. Para o nível intermediário, são às terças e quintas, às 19 horas. Esta semana, o professor Claudio de Souza (@claudiodsouza) também entrará ao vivo na quinta, às 14 horas, para ministrar aulas de balé iniciante. Outra atração da Escola que tem encantado muita gente é o vídeo do espetáculo “O Quebra Nozes”, que foi temporariamente liberado (em duas versões) pelos links https://youtu.be/6zs6VIBf7Y8 e https://youtu.be/qUqoJuPj19c. A montagem estreou no ano de 2019, levando para o palco do Teatro Ouro Verde mais de 300 bailarinos londrinenses.

Serviço

Funcart – Quarentena com Arte!

Programação cultural virtual com aulas de dança, teatro e atividades físicas, vídeos de espetáculos, dentre outras

Tag #FuncartemCasa

Informações pelos canais @funcartlondrina e @balletdelondrina; Facebook “Funcart” e “Ballet de Londrina”