A pandemia do novo coronavírus provocou uma queda de 70% na receita mensal da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart). A redução de valores causada pela diminuição do recebimento de mensalidades dos alunos durante a paralisação das aulas presenciais e pela impossibilidade de apresentações artísticas que geravam renda de bilheteria afetou drasticamente o caixa da instituição. Sem condições de arcar com o pagamento de contas básicas como água, luz e internet, foi criada uma vaquinha virtual com a meta de arrecadar R$ 20 mil.

Doações em qualquer valor podem ser feitas de forma simplificada, por meio de cartão de crédito ou boleto, diretamente neste link. “Acreditamos que o valor da campanha será suficiente para cobrir as contas que antes da pandemia eram pagas com o que recebíamos em mensalidades dos cerca de 500 estudantes dos cursos de teatro e dança e também com o cachês das apresentações do Ballet de Londrina e grupos de teatro da Funcart”, afirma Silvio Ribeiro, coordenador da instituição.

A Funcart é mantenedora do Ballet de Londrina, Escola Municipal de Dança e Escola Municipal de Teatro entre outros projetos
A Funcart é mantenedora do Ballet de Londrina, Escola Municipal de Dança e Escola Municipal de Teatro entre outros projetos | Foto: Fábio Alcover/ Divulgação

Ele esclarece que a Funcart recebe um convênio firmado com a Prefeitura Municipal sobre a folha de pagamento de 42 funcionários. Entretanto, parte considerável da instituição depende das entradas por meio dos cursos, apresentações, oficinas e outras atividades impossíveis de serem realizadas no momento. “Além das contas mensais, realizamos recentemente o pagamento de boa parte do projeto de engenharia da construção do teatro que ocupará o lugar do Circo Funcart. Na sequência houve essa queda na arrecadação e a gente acabou ficando com o caixa baixo e sem dinheiro para pagar despesas básicas”, detalha.

Não há prazo estipulado para encerrar a campanha. “No entanto, pedimos urgência nas doações pois teremos acesso ao dinheiro arrecadado somente quando atingirmos a meta", destaca Ribeiro. Até a manhã de terça-feira (26), a vaquinha havia arrecadado R$ 6,3 mil. Como o momento é difícil para todos, a Funcart recorre principalmente àqueles que não tiveram salários interrompidos, mas pede amplo compartilhamento da campanha nas redes sociais e grupos para conseguirem chegar à meta e quitar as dívidas.

Com quase três décadas de atividade ininterrupta em Londrina, a Funcart é a mantenedora das Escola Municipal de Dança, da Escola Municipal de Teatro e do Ballet de Londrina – companhia oficial da cidade. Além das produções artísticas, a Fundação realiza um trabalho socioeducativo na área da cultura, com quase 80% de alunos como bolsistas parciais ou totais em cursos reconhecidos por sua excelência.

Desde o início da quarentena, os funcionários e professores reinventaram formas de atuação virtual para continuar oferecendo atividades aos alunos e uma programação on-line para a comunidade, com atividades físicas, disponibilização de espetáculos, leituras dramáticas, palestras, lives, dentre outras. “Também estamos ministrando aulas pela internet aos alunos matriculados em nossos cursos. Toda a programação desenvolvida pela Funcart pode ser conferida no instagram @funcartlondrina”, informa o coordenador da instituição.