Londrina completa 89 anos no domingo (10). O Ballet de Londrina e a Escola Municipal de Dança também completam, juntas, neste dezembro, três décadas de trajetória ininterrupta. Para celebrar, a Funcart leva duas de suas mais recentes produções para espaços abertos, em apresentações gratuitas. No sábado (9), às 17h30, o público poderá assistir a um espetáculo ao pôr-do-sol no Palco Flutuante do Lago Igapó I (acesso pela Rua da Canoagem) com dezenas de bailarinos encenando uma suíte de “O Lago dos Cisnes”, da Escola Municipal de Dança. Já na segunda-feira (11), será a vez do Ballet de Londrina eletrizar o centro histórico com a apresentação de “Bora!” na Concha Acústica (Rua Piauí, 130), às 19 horas. A Fundação Cultura Artística de Londrina tem patrocínio da Prefeitura Municipal e, nesta programação, conta com a parceria do Festival de Dança de Londrina.

Com direção geral de Luciana Lupi e direção artística de Marciano Boletti, a versão integral de “O Lago dos Cisnes” lotou quatro sessões do Teatro Ouro Verde na última semana. No palco do Lago Igapó, será apresentada uma suíte com cerca de uma hora de duração, reunindo o 2º e 4º atos na íntegra. “É um presente que a gente entrega à cidade no seu aniversário e, ao mesmo tempo, uma forma de agradecer ao público que também sempre abraçou a nossa história”, antecipa Lupi, coordenadora da EMD.

O casal protagonista será interpretado por Matheus Nemoto (convidado do Ballet de Londrina) e pela bailarina Lara Bera Santini. A adaptação londrinense do clássico de Tchaikovski, montado originalmente pelo Teatro Bolshoi de Moscou no fim do século XIX, traz centenas de figurinos inéditos. O Palco Flutuante do Lago Igapó receberá tablado, linóleo e tratamento especial para a performance dos dançarinos. O público poderá ficar nas arquibancadas e também no gramado nas laterais do espaço.

NA CONCHA

As luzes frias do centro da cidade e a verticalidade dos prédios em torno da Concha Acústica são o espaço propício para a apresentação de “Bora!”, montagem do Ballet de Londrina que estreou em 2022 com coreografia do premiado Henrique Rodovalho e figurinos de Cássio Brasil. “A Concha representa muita na história da nossa cidade. Para esta celebração, a gente queria que fosse um espaço que já tivesse sido palco de muitas apresentações e manifestações”, explica o diretor da companhia, Marciano Boletti.

Imagem ilustrativa da imagem Funcart celebra os 89 anos de Londrina no Igapó e na Concha
| Foto: Fábio Alcover/ Divulgação

Animado pela música eletrônica do compositor japonês Aoki Takamasa e do multiartista português Komet, o espetáculo é, ao mesmo tempo, leve, irônico e contagiante. Produzido a partir das reflexões do pós-pandemia, que lançou a humanidade no hostil ambiente virtual, “Bora!” se apresenta como um chamado para ir adiante, mas também lança a pergunta: avançar para onde? .

Desde a estreia, a companhia oficial da cidade já realizou mais de trinta apresentações e chegou a São Paulo (capital) em julho deste ano, com repercussão muito positiva do público e da crítica especializada. O cenário é assinado pelo coreógrafo e por Renato Forin Jr..

O Ballet de Londrina tem direção de produção de Danieli Pereira e o elenco é formado por Alessandra Menegazzo, Ariela Pauli, Higor Vargas, Ione Queiroz, José Villaça, Matheus Nemoto, Nayara Stanganelli, Peter Levi, Viviane Terrenta e Wesley Silva. A apresentação na Concha Acústica integra a Mostra Cultural Funcart, que tem patrocínio da Itaipu Binacional.

* Com assessoria de imprensa.

SERVIÇO:

“O Lago dos Cisnes” (suíte)

Escola Municipal de Dança

9 de dezembro (sábado), às 17h30

Palco flutuante do Lago Igapó I

Acesso pela Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380) ou pela Rua da Canoagem

...

“Bora!”

Ballet de Londrina

11 de dezembro(segunda-feira)

às 19 horas

Concha Acústica de Londrina

(Rua Piauí, 130)

Apresentações gratuitas em espaços abertos de Londrina

Classificação indicativa: Livre

..