Nova York - Alguns dos nomes mais importantes da música pop e de Hollywood disputam no mês que vem os prêmios pelos piores filmes do ano passado. Foram divulgados ontem os indicados aos Golden Raspberry Awards, as Framboesas de Ouro. Em sua 23ªedição, a premiação mais bem-humorada do cinema reúne Madonna, Britney Spears, Jennifer Lopez, Eddie Murphy e Adam Sandler, entre outros.
  A categoria mais disputada vai ser a de pior atriz. As três pop stars acima citadas foram indicadas ao lado de Winona Ryder, que concorre por ‘‘A Herança de Mr. Deeds’’, e Angelina Jolie, pela bomba ‘‘Uma Vida em Sete Dias’’. J.Lo foi indicada por dois filmes, o thriller ‘‘Nunca Mais’’ e a comédia romântica ‘‘Encontro de Amor’’; Britney Spears disputa a ‘‘honra’’ por ‘‘Amigas para Sempre’’; e Madonna conseguiu superar a própria filmografia ruim (ela já ganhou 4 Razzies) com o péssimo ‘‘Destino Insólito’’.
  Entre os homens, o favorito é Eddie Murphy, que teve vários flops no cinema em 2002. O maior deles, pelo qual está indicado, foi ‘‘Pluto Nash - O Homem da Lua’’, que custou US$ 85 milhões para ser produzido e faturou menos de US$ 5 milhões nos cinemas dos Estados Unidos. Também disputam o prêmio de pior ator os italianos Roberto Benigni e Adriano Giannini, por ‘‘Pinóquio’’ e ‘‘Destino Insólito’’; Steven Seagal, pelo filme de ação ‘‘Half Past Dead’’; e Adam Sandler, por duas produções: ‘‘A Herança de Mr. Deeds’’ e ‘‘Adam Sandler’s 8 Crazy Nights’’ (um desenho animado).
  O Razzie de pior filme vai ser uma briga entre o remake de Madonna para o filme de Lina Wertmuller de 1975, a aventura de Eddie Murphy na Lua, a estréia no cinema de Britney Spears, a versão de Roberto Benigni para o clássico infantil e o quinto filme da série ‘‘Guerra nas Estrelas’’, ‘‘Episódio 2: O Ataque dos Clones’’. Esta foi a produção mais recente de George Lucas para a série que os organizadores dos Razzie Awards chamam de ‘‘a franquia de uma galáxia longe, que já foi longe demais’’.
  Tom Green, o vencedor da maioria dos Razzies do ano passado, por ‘‘Fora de Casa’’, está desta vez na disputa do prêmio de pior ator coadjuvante, por ‘‘Stealing Harvard’’. Vale lembrar que ex-sr. Drew Barrymore foi um dos poucos vencedores a ir na cerimônia de entrega dos Razzies para pegar suas estatuetas. Para repetir a dose, ele vai ter de vencer Hayden Christensen (‘‘Episódio 2: O Ataque dos Clones’’), Freddie Prinze Jr. (‘‘Scooby Doo - O Filme’’), Christopher Walken (‘‘The Country Bears’’) e Robin Williams (‘‘Morra, Smoochy, Morra’’).
  Madonna tem outra chance de levar o Razzie: ela também concorre ao prêmio de pior atriz coadjuvante por sua participação-relâmpago em ‘‘007 - Um Novo Dia para Morrer’’. As outras indicadas foram Lara Flynn Boyle (‘‘Homens de Preto 2’’), Bo Derek (‘‘Mestre do Disfarce’’), Natalie Portman (‘‘Episódio 2: O Ataque dos Clones’’) e Rebecca Ramijn-Stamos (‘‘Rollberball’’).
  Entre os diretores, a disputa vai ser com Roberto Benigni, por ‘‘Pinóquio’’; Tamra Davis, por ‘‘Amigas para Sempre’’; George Lucas, por ‘‘Episódio 2: O Ataque dos Clones’’; o marido de Madonna, Guy Ritchie, por ‘‘Destino Insólito’’; e Ron Underwood, por ‘‘Pluto Nash - O Homem da Lua’’. Para comemorar seus 23 anos, a premiação criou uma nova categoria, a de filme adolescente com mais flatulência: os indicados são ‘‘Adam Sandler’s 8 Crazy Nights’’, ‘‘Amigas para Sempre’’, ‘‘Jackass - O Filme’’, ‘‘Scooby Doo - O Filme’’ e ‘‘Triplo X’’.
  Os vencedores dos Razzies vão ser conhecidos em 22 de março, véspera do Oscar, em uma cerimônia ‘‘de no máximo uma hora de duração’’.