Uma ação que pareceu torturante durante muitos anos, vira agora apenas belas imagens, nas mãos do fotógrafo L.A. Salgado. Ele expõe ‘‘Peles’’ de hoje, às 19h30 ao dia 23, na Sala Arte, Design & Cia, da Universidade Federal do Paraná. A artista plástica Lisiane Shiniki mostra seus trabalhos chamados ‘‘Gestos’’, no Sesc da Esquina, também às 19h30, e amanhã quem expõe na Casa João Turin são Renata Otsuka e Sada Mohad .
Salgado utiliza-se da computação gráfica em fotografia para fragmentar os corpos, decompor as figuras para em seguida serem remontadas. Tudo sem pânico, nem dor, luta corporal, grunhidos ou zurros. Na verdade, esclarece Salgado, os bichos estão vivos e passam muito bem. Somente suas imagens foram aprisionadas e condenadas à beleza eterna. ‘‘O homem, desde os tempos primitivos, gosta de ter o belo, dominar os animais, a fotografia faz isso sem causar qualquer dano’’, reconhece.
Segundo o fotógrafo este projeto traz o questionamento à flor da pele, possibilitado pela tecnologia fotográfica e a computação gráfica. Ele argumenta que hoje em dia não é necessário isolar a pele para que possamos apreciá-la, embora o costume de esfolar ainda continue. ‘‘Tirar a pele’’, também pode significar explorar, escravizar, induzir e enganar, prática comum nos nossos dias.
Já o trabalho de Lisiane Shiniki faz uma imersão em estranhos mundos geográficos, ilhas circundadas por oceanos monocromáticos. Os traços da pintora remetem ao universo da caligrafia oriental.
Renata Otsuka e Sada Mohad trazem ao público na quinta-feira, na Casa João Turin, obras confeccionadas em cerâmica. Sada formou-se em Artes Plásticas pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, mas sua carreira é voltada à cerâmica. Sua obra constitui-se de peças em conjunto; elas não são apresentadas isoladamente.
Renata Otsuka, duas vezes premiada no Salão Paranaense de Cerâmica e menção honrosa na última edição, entende que o trabalho em cerâmica ‘‘é como uma metáfora da vida, que por meio de processos internos e externos transforma-se e molda-se’’. Aliando espiritualidade e religiosidade à sua obra, sua temática é religiosa. A mostra das duas artistas permanece até 12 de abril.
Exposições ‘‘Peles’’, de L.A.Salgado - na Sala Arte, Design & Cia (Rua Gal. Carneiro, 460, Ed.D. Pedro I, em Curitiba), de hoje, às 19h30, ao dia 23 de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 19 horas; ‘‘Gestos’’, de Lisiane Shiniki, de hoje, às 19h30, ao dia 29, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22 horas, no Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Brando. 969 - 3º andar); Renata Otsuka e Sada Mohad, na Casa João Turin, Rua Mateus Leme, 38, junto do Largo da Ordem. Abre de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas e aos domingos das 10 às 16 horas.