O Foto Clube de Londrina foi agraciado com uma das maiores honrarias do município de Londrina, a Medalha Ouro Verde. A entrega foi aprovada pela Lei 13.491/22, de autoria da vereadora Lenir de Assis (PT).

A honraria é concedida pelo Legislativo londrinense à entidade, órgão, instituição, empresa privada ou pública, que se destacam de forma relevante, gerando benefícios para a comunidade londrinense.

Nesses quase 52 anos, o Foto Clube de Londrina, promoveu 25 Salões Nacionais de Arte Fotográfica e cinco Bienais Nacionais de Arte Fotográfica, que atualmente são tuteladas pela Confoto – Confederação Brasileira de Fotografia, entidade que congrega todos os foto clubes brasileiros.

A solenidade, realizada na noite de sexta-feira (19), na Câmara Municipal, homenageou com um minuto de silêncio o fotógrafo Aníbal Vieira, que faleceu aos 69 anos na quarta-feira (17).

"A entrega da Medalha Ouro Verde tem um significado especial para mim. Durante toda a minha vida, na militância política, nos movimentos sociais e enquanto parlamentar, os fotógrafos e fotógrafas sempre estiveram e estão presentes. Tanto profissionais quanto amadores. Alguns se tornaram grandes amigos. E foi um deles, o Edson Holtz, que falou sobre a Medalha Ouro Verde para o Foto Clube de Londrina.", afirmou Lenir de Assis.

Ruy Cabral, ex-presidente do Foto Clube de Londrina, Manoel Lizieiro, atual presidente, e a vereadora Lenir de Assis
Ruy Cabral, ex-presidente do Foto Clube de Londrina, Manoel Lizieiro, atual presidente, e a vereadora Lenir de Assis | Foto: Devanir Parra - CML

A vereadora lembrou o papel dos fotógrafos na manutenção da memória recente e histórica de uma sociedade. "A fotografia - tanto documental e jornalística, quanto artística - é um dos instrumentos que cumpre este papel. Londrina é uma cidade que valoriza a recuperação e a preservação da sua memória. Nós temos o Museu Histórico Padre Carlos Weiss, a Universidade Estadual de Londrina, a Biblioteca Municipal, com vastos acervos fotográficos e documentos que contam nosso passado, quem somos, nossos erros e acertos que nos trouxeram até aqui. E o Foto Clube de Londrina, durante 52 anos, que serão completados segunda-feira (22) agora, tem contribuído com a preservação da nossa história", afirmou

Em entrevista à FOLHA, publicada na última sexta-feira (19), o presidente do Foto Clube, Manoel Liziero, disse que o reconhecimento traz alegrias e tem um significado especial. "Estamos orgulhosos desta distinção, lembrando dos fundadores e associados que construíram o Foto Clube com paixão pela fotografia e pela cidade de Londrina", disse.