O Foto Clube de Londrina (FCL) divulgou no último sábado (28) o resultado do concurso de fotografias realizado durante o XXIV Salão Nacional de Arte Fotográfica 2020. Pela primeira vez a solenidade de premiação ocorreu exclusivamente por meio das redes sociais. Foram recebidas 874 fotos de todo o país, demonstrando que a pandemia não foi barreira para a arte.

'Voando Sobre Paris, de Christian Mattos Barroso, 2º lugar
'Voando Sobre Paris, de Christian Mattos Barroso, 2º lugar | Foto: Christian Mattos Barroso/ Divulgação

Para o concurso, 168 fotos foram selecionadas pela Comissão Julgadora do FCL. Em 1º lugar, foi eleita a fotografia intitulada “A Porta”, de Milagros Goñi, integrante do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul (RS). O 2º lugar ficou com “Voando sobre Paris”, de Christian Mattos Barroso, que integra o – Fotoclube Rio Fotográfico (RJ). Na 3ª colocação, venceu “Amigos da Bola”, produzida por Ricardo Fernandes Francisco, do Foto Clube Aracoara (SP). A comissão concedeu ainda o Prêmio Paco (Melhor Composição) a “Vazio”, de Ary Attab Filho, do Foto Cine Clube Bandeirante (SP).

'Amigos da Bola', de Ricardo Fernandes Francisco, 3ºlugar
'Amigos da Bola', de Ricardo Fernandes Francisco, 3ºlugar | Foto: Ricardo Fernandes Francisco/ Divulgação

Fundado em 1971, o FCL é um dos mais antigos fotos clubes brasileiros (o segundo do Paraná) em atividade ininterrupta. Durante a pandemia, as reuniões semanais em vez de presenciais continuaram via redes sociais, com apresentações e discussões virtuais sobre arte fotográfica, concursos internos (quatro por ano), desafios virtuais (um por mês), participando de salões e concursos nacionais e internacionais, só deixando de haver no período as apreciadas caminhadas fotográficas em grupo, demonstrando que o foto clubismo se reinventou durante a pandemia.

'Vazio', de Ary Attab Filho, prêmio de Melhor Composição
'Vazio', de Ary Attab Filho, prêmio de Melhor Composição | Foto: Ary Attab Filho/ Divulgação

Em 2021 nos seus 50 anos de atividade, o FCL irá sediar a XXII Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores, da Confederação Brasileira de Arte Fotográfica. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.fotoclubelondrina.art.br.