Uma reportagem sobre a relação entre as culturas brasileira e japonesa rendeu às paranaenses Karine Serezuella e Tharita Franzini duas vagas entre os 12 trabalhos selecionados para o programa Rumos Itaú Cultural na categoria Jornalismo Cultural, que visa a capacitação de universitários que queiram especializar-se na editoria de cultura. Alunas do 3º ano do curso de jornalismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), elas foram escolhidas entre 108 inscritos, que escreveram sobre a Diversidade Cultural Brasileira.
Na semana passada, Karine e Tharita estiveram em São Paulo por uma semana, onde fizeram um passeio cultural e também participaram do Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural. O evento teve a participação de mais de 30 nomes ligados à cultura, como Marcelo Rezende, Luiz Carlos Prestes Filho, Alcino Leite Neto, Alberto Villas, Xico Sá, Humberto Werneck, Arthur Xexéo, Zélio Alves Pinto, entre outros especialistas e profissionais da área.
No total, foram 10 mesas de discussões com a participação de jornalistas de vários estados brasileiros e países e três oficinas voltadas aos estudantes (A História da Crítica no Jornalismo Cultural, com Luís Antonio Giron; Formação do Jornalista Cultural, com Daniel Piza, e Narrativas Transculturais na Internet, com Sergio Vilas Boas).
Além de fazer o seminário, os selecionados vão participar de um laboratório virtual do Itaú Cultural, coordenado pelo jornalista Israel do Vale, durante o ano de 2005, recebendo uma bolsa de R$ 400,00 por mês. Os alunos apresentarão duas matérias mensais ao programa. ''Vamos discutir jornalismo cultural e tentar fazer um trabalho diferenciado na área'', conta Tharita. Para o ano que vem ainda estão programados mais dois encontros de formação em São Paulo.
Na reportagem ''O encontro entre o aqui e o lá'', Tharita e Karine entrevistaram Tomie Nakagawa, pioneira que chegou ao Brasil no primeiro navio de imigrantes japoneses; Stella Kobayashi, filha de imigrantes japoneses; Kioko Morita, artista plástica que une as duas culturas em sua arte, e Daniel Yendo, estudante que participou de um intercâmbio cultural no Japão. Em breve a matéria será divulgada no site do Itaú Cultural.
Karine tem 21 anos e mora em Cambé. Tharita, de 20, é de Apucarana. Ambas comentam que o programa foi uma novidade para elas, que não sabiam exatamente como definir jornalismo cultural. Agora, as duas querem voltar o tema do seu trabalho de conclusão de curso em 2005 para essa área. ''O seminário abriu muitas possibilidades pra gente'', diz Karine. ''Foi abrangente, incluiu profissionais de vários veículos e épocas e mostrou choques de conceitos acadêmicos e práticos'', comenta a estudante.
Para Tharita, o evento foi uma oportunidade rara de conhecer pessoas importantes do jornalismo cultural e abrir um debate, que incluiu opiniões sobre reportagem impressa, internet e experiências de outros países.

mockup