Os foliões saíram de casa neste domingo (23) para acompanhar o Trio Elétrico do Bloco Bafo Quente, principal bloco a puxar a folia pelas ruas da cidade, até o Aterro do Lago Igapó. A concentração começou às 15 horas no Zerão.

Com fantasias diversificadas, os foliões logo tomaram as ruas da cidade. Vejas nas fotos da galeria.

Repetindo o sucesso do ano passado, milhares de pessoas seguiram o bloco. O circuito Zerão até o aterro promete se consolidar como o roteiro dos seguidores de Momo.

Se os clubes sociais eram o forte da tradição carnavalesca da cidade no passado, a utilização de um trio elétrico já mostrou que a fórmula é um sucesso.

Giovana do Prado dos Reis, 18 anos, aprovou a experiência
Giovana do Prado dos Reis, 18 anos, aprovou a experiência | Foto: Vitor Ogawa

É a primeira vez que a técnica administrativa Giovana do Prado dos Reis, 18 anos, participa do carnaval de rua da cidade e aprovou a experiência. "Está bem animado, né? Por ser na rua, tem gente de idades diferentes, o que é bem legal."

Aline Schmidt, de 23 anos, levou duas primas de Bandeirantes para participar do carnaval de rua de Londrina
Aline Schmidt, de 23 anos, levou duas primas de Bandeirantes para participar do carnaval de rua de Londrina | Foto: Vitor Ogawa

Aline Schmidt, de 23 anos, já tinha participado do carnaval de rua de Londrina no ano passado e levou duas primas de Bandeirantes para participar esse ano. "Gosto das músicas, do pessoal que está aqui, e o clima do carnaval é sensacional. Hoje prefiro mais o (carnaval) de rua mesmo."

Multidão saiu às ruas para brincar o carnaval em Londrina
Multidão saiu às ruas para brincar o carnaval em Londrina | Foto: Roberto Custódio

Houve espaço para muita alegria dos participantes, mas os motoristas desavisados que queriam circular pela a avenida Higienópolis ficaram irritados com a interdição da pista para a passagem dos foliões. Mas, em geral, a maioria das pessoas foi paciente com o evento.

Durante o desfile, o trio teve de realizar algumas pausas para se desviar dos cabos elétricos, de telefone e de cabos de TV por assinatura, pois a altura era muito baixa para que os integrantes do trio elétrico passassem por eles. Em um momento do trajeto, o trio precisou ficar parado e sem tocar por cerca de 30 minutos.

Em outros momentos, houve gritos contra Bolsonaro.

Formado por ritmistas de universidades de Londrina, o Bloco Pé Vermelho também tocou no Trio Elétrico do Bloco Bafo Quente. "A ideia inicial do bloco era integrar os membros dessas baterias e acabamos formando um grupo à parte, que não tem vínculo com as universidades. É grupo aberto, que tem também pessoas que não são ritmistas das universidades", explica o psicólogo Arthur Ribeiro, membro do bloco. O repertório do bloco é voltado para o samba, a música brasileira e o carnaval, e inclui sambas enredos clássicos e sucessos de artistas como Tim Maia, Jorge Ben Jor e Skank.

Arthur Ribeiro, do Bloco Pé Vermelho: grupo é formado por baterias de universidades de Londrina
Arthur Ribeiro, do Bloco Pé Vermelho: grupo é formado por baterias de universidades de Londrina | Foto: Vitor Ogawa

Diversidade

O tema do Bloco Bafo Quente (BBQ) esse ano é a defesa da diversidade: "Por trás da fantasia todo mundo é igual". Renato Forin Jr. coordenação de comunicação do Carnaval de Rua de Londrina 2020 - Bloco Bafo Quente, destacou que o desejo de todos os envolvidos no projeto era trabalhar pela defesa dos valores democráticos e da diversidade. "Propus, então, que poderíamos pensar no que o carnaval tinha a ensinar ao resto do ano em uma sociedade tão cindida e machucada pela intolerância como é o caso do Brasil do presente. Daí surgiu o tema norteador do nosso carnaval: 'Por trás da fantasia, todo mundo é igual', frase de Marcelo Quintanilha que foi gravada por Daniela Mercury em um disco de 2004".

Foliões acompanham o Trio Elétrico em Londrina
Foliões acompanham o Trio Elétrico em Londrina | Foto: Roberto Custódio

A pluralidade de ideias estava representada no público que acompanhava o Trio Elétrico. Um dos grupos presentes é o Bloco Lambaris - Ideias Democráticas, que conforme explicou a integrante Iara Rossini Lessa, surgiu para discutir a política local. "Todo mundo está muito cansado de votar no menos pior. A ideia do grupo é que a gente possa interferir um pouco na eleição, colocar candidatos mais progressistas, quebrar um pouco essa hegemonia da direita em Londrina."

Bloco Lambaris - Ideias Democráticas: discussão de política local
Bloco Lambaris - Ideias Democráticas: discussão de política local | Foto: Vitor Ogawa

O nome tem relação com o movimento Sardinhas, da Itália, que luta contra o regime fascista do País. Cerca de 60 pessoas fazem parte do bloco londrinense, que não tem samba-enredo, nem bateria. "A ideia foi só aparecer no carnaval, brincar, se expressar, se juntar e sair numa correnteza melhor para a cidade", enfatiza Lessa.

Para Arthur Ribeiro, do Bloco Pé Vermelho, o carnaval é um momento de celebrar as diversidades. "O país é diverso, multicultural, de várias etnias, então não tem como negligenciar essa questão. Precisa olhar para isso e colocar que o carnaval é para todos."