FOLIA - Escolas do grupo B abrem o Carnaval
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006
Nelson Sato<br> Reportagem Local 
O sonho é chegar ao primeiro escalão. Foi para conquistar o título do Grupo B e subir para o grupo de elite que as escolas Explode Coração, Unidos do Jardim do Sol e Império da Zona Norte enfrentaram diversas dificuldades ao longo da temporada. Dificuldades que se agravaram nos últimos dias com a impossibilidade de ensaiar por causa da chuva.
Mas, enfim, chegou o dia do desfile. A apresentação está prevista para às 23 horas, logo após o show dos Demônios da Garoa. A Unidos do Jardim do Sol é a primeira a pisar na pista do Autódromo Internacional Ayrton Senna, a passarela do samba londrinense. Fundada em 1983, a representante (não é a única) da zona oeste da cidade leva para a avenida o samba-enredo ''Vida é Natureza: para o sol sorrir é preciso pensar, preservar e reciclar'', de autoria de Zé Maria, com a colaboração de vários componentes da escola.
''A idéia é falar do cuidado que devemos ter com a preservação ambiental'' explica Maria José de Sousa Ferreira, presidente da agremiação. Segundo ela, o número de componentes no desfile poderá variar de 180 para 200 participantes, incluindo 40 ritmistas na bateria. Estão previstas 9 alas e dois carros alegóricos. Escola mais antiga do Carnaval de Londrina, já faturou 4 títulos ao longo da trajetória todos conquistados antes da separação entre divisões A e B. ''Estamos indo para ganhar. Segundo lugar não serve. Queremos ir para a cabeça'' sublinha ela.
Novata na avenida, a escola Explode Coração estreou em 2003, subiu de escalão em 2004 e foi rebaixada em 2005. Aspira voltar ao antigo posto com o samba-enredo ''Abrem Alas, lá vem Elas'', de autoria de Toninho do Cavaco, Juninho da Explode e ''Benê'' Macedo. ''É uma homenagem às mulheres. Queremos mexer com o emocional dos jurados e do público'' diz Benê, que é diretor geral da agremiação.
A homenagem passsa, inclusive, pela escolha de uma mulher para comandar a bateria. A escolhida foi Suyane Alves de Souza, 20 anos, que desfila e toca tamborim desde criança tendo atuado por escolas diversas como Navegantes do Mar Azul (já extinta), Unidos do Jardim do Sol, Gaviões Londrinenses e Império da Zona Norte. Ela é filha do carnavalesco Armando Alves de Souza (mais conhecido como ''Armandão''), um dos fundadores da Navegantes do Mar Azul.
''Essa é uma novidade e acredito que seja um fato inédito no Carnaval do Brasil. Eu, pelo menos, nunca vi ou ouvi falar de uma mestre feminina da bateria'' salienta Benê. A Explode Coração, também baseada na zona oeste da cidade, vai para a pista com 13 alas e cerca de 150 componentes tendo Juninho como mestre-sala e Janaína como porta-bandeira. Os dois últimos têm formação em dança pelo Ballezinho, da Funcart, e fizeram cursos para mestre-sala e porta-bandeira no Rio de Janeiro com a escola Beija-Flor de Nilópolis.
Com alguns trunfos na manga, a agremiação pretende fazer bonito diante das arquibancadas do Autódromo. ''Procuramos investir pesado em todos os quesitos para não comprometer nenhuma ala. O propósito é conseguir uma média legal de notas'' salienta. Revelando a mesma preocupação, a escola Império da Zona Norte quer espantar a praga de vice-campeã. ''Fomos vice nos três anos que disputamos. Agora estamos prontos para subir'' afirma Valter André, presidente fundador da escola, que estreou na avenida em 2003.
Ambicionando o título, a agremiação sediada no conjunto Violin leva para a avenida o samba-enredo ''Direito e Igualdade Racial no Brasil'', que aborda as etnias afro e indígena e a discriminação sofrida por ambas no País. O tema, que fala também das demais etnias que compõem a nação brasileira, será cantado por 10 alas e 247 componentes. Pinduca será o mestre-sala, Juliana será a porta-bandeira e Vagner Nogueira será o mestre da bateria.
A bateria, aliás, tem sido um dos destaques da agremiação nos últimos carnavais. Para este ano, criou-se grande expectativa também sobre os carros alegóricos. O veículo abre-alas representará a paz trazendo a imagem de Jesus Cristo cercada por pombos. O segundo representará a cultura afro-descendente destacando a figura de Zumbi dos Palmares. O terceiro, por fim, representará a cultura indígena.
''A chuva complicou muito nossos ensaios e a confecção das alegorias mas, sem desprezar as outras escolas, vamos para a avenida para ganhar'' conclui o presidente da Império. A apuração das notas e a divulgação dos resultados dos desfiles dos grupos A e B acontecem na próxima segunda-feira, às 14 horas, no Moringão. Na terça-feira, às 16 horas, haverá a entrega dos troféus para as escolas vencedoras no Museu de Arte (antiga Rodoviária).
Serviço:
- Hoje: Desfile das escolas do Grupo B. Horário: 23 horas. Local: Autódromo Internacional Ayrton Senna. Ingressos: R$ 3,00. Estudantes pagem meia-entrada (R$ 1,50) enquanto idosos acima de 65 anos e aposentados terão acesso gratuito.


